Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Highland Park. Na noite anterior, Crimo e o pai falaram sobre tiroteio

Jovem terá afirmado que o responsável pelo tiroteio no centro comercial na Dinamarca era um idiota.

Highland Park. Na noite anterior, Crimo e o pai falaram sobre tiroteio
Notícias ao Minuto

08:45 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O pai do jovem responsável pelo tiroteio em Highland Park, no dia 4 de julho, assumiu que o filho falou do tiroteio da Dinamarca na noite antes de ter cometido o crime.

O pai de Robert Crimo Jr. nega qualquer responsabilidade no tiroteio que tirou a vida a sete pessoas e feriu mais de três dezenas, garantindo que não ajudou o filho a comprar as armas.

Robert recorda uma conversa que ambos tiveram na noite anterior ao crime, em que discutiram a atitude de um homem de 22 anos, que dias antes tinha protagonizado um tiroteio num centro comercial na Dinamarca.

"Aquele tipo é um idiota", terá dito o jovem, citado agora pelo pai, que se diz chocado com o que o filho fez. "Será que teve algum ataque psicológico?", questiona.

Apesar de descartar responsabilidades no caso, o homem enfrenta uma onda de críticas por ter apoiado a candidatura do filho à aquisição da licença de porte de armas, o que permitiu a Robert E. Crimo III comprar legalmente duas espingardas (incluindo a que usou no tiroteio) e três outras armas, apesar dos problemas mentais.

O pai apoiou o pedido três meses após o seu filho ter sido rotulado como "perigo claro" pelas autoridades por ameaçar matar familiares em 2019, noticia o NY Post.

O tiroteio, protagonizado no Dia da Independência dos Estados Unidos, começou cerca de 10 minutos após o início de um desfile em Highland Park, que tinha hora marcada para as 10h00 locais (16h00 em Portugal continental), lançando o pânico geral entre a população. 

Um porta-voz da Força de Intervenção para Crimes Graves do Condado de Lake informou numa conferência de imprensa que o atirador usou uma espingarda de alta potência, "semelhante a uma AR-15", para disparar mais de 70 balas do topo de um edifício comercial.

O presidente dos EUA reagiu ao tiroteio manifestando-se "chocado" com a violência armada que manchou mais uma data importante nos Estados Unidos.  

Leia Também: Músico e republicano, "andava sempre por aí". Quem é Robert E. Crimo III?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório