Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Tabaski. ONG do Níger sensibilizam sobre consumo excessivo de madeira

Organizações não-governamentais (ONG) nigerinas lançaram hoje uma campanha contra o consumo excessivo de madeira no tradicional churrasco do feriado muçulmano de Eid al-Adha, denominado Tabaski na África Ocidental, marcado para sábado, neste país ameaçado pela desertificação.

Tabaski. ONG do Níger sensibilizam sobre consumo excessivo de madeira
Notícias ao Minuto

20:00 - 06/07/22 por Lusa

Mundo África Ocidental

A campanha, denominada "Tabaski Ecol", visa "sensibilizar" os nigerinos para que "reduzam o uso abusivo" da madeira para grelhar ovelhas com vista à "preservação do ambiente", segundo um comunicado das ONG.

Durante os festejos, a população do Níger, um país maioritariamente muçulmano, partilha com família e vizinhos uma ovelha sacrificada no mesmo dia.

O ritual dá origem a grelhados gigantescos de carne e ao consumo excessivo de lenha para acender as piras e fazer enormes espetos.

Segundo estudos do Ministério do Ambiente, só a capital, Niamey, consome "cerca de 50 mil toneladas" de madeira para grelhar ovelhas em cada Tabaski, o equivalente a cerca de 25 mil árvores abatidas.

"A grelha de ovelhas durante o Tabaski leva a um uso abusivo da madeira, isso não pode continuar com a crise climática, a desertificação que estamos a sofrer no Sahel", disse Sani Ayouba, coordenador da Juventude Voluntários para o Meio Ambiente, um das ONG subscritores do apelo, citado pela agência France-Presse.

Lançada nas redes sociais, a campanha "incentiva" os nigerinos a optar por carvão mineral extraído localmente.

Publicidade, debates na televisão e na rádio, bem como um concurso para "a melhor foto verde" fazem parte do programa, que inclui o plantio de árvores.

Dois terços do vasto território do Níger são cobertos pelo deserto, e a cada ano o país perde mais de 100.000 hectares de terra arável, segundo o Governo.

Leia Também: Argélia, Nigéria e Níger querem construir gasoduto até à Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório