Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Papa anuncia que nomeará, pela 1.ª vez, duas mulheres para o Dicastério

Organismo da Cúria Romana ajuda o Pontífice na escolha dos pastores diocesanos.

Papa anuncia que nomeará, pela 1.ª vez, duas mulheres para o Dicastério
Notícias ao Minuto

18:21 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vaticano

O Papa Francisco anunciou, esta quarta-feira, que irá nomear duas mulheres para o Dicastério dos Bispos, o organismo da Cúria Romana que ajuda o Pontífice na escolha dos pastores diocesanos. 

A revelação foi feita numa entrevista à agência Reuters quando o Sumo Pontífice abordava a presença das mulheres no Vaticano. 

Ao serem nomeadas, esta será a primeira vez que duas mulheres trabalharão no Dicastério, estando, portanto, envolvidas no processo de eleição de novos pastores diocesanos.

"Estou aberto caso surja uma oportunidade. Neste momento, o Governorate [Governo do Vaticano] tem um vice-governador... Agora, duas mulheres vão à Congregação dos Bispos, na comissão para eleger bispos. Desta forma, as coisas começam a abrir-se um bocadinho”, indicou Francisco.

Segundo as declarações do Papa, o Vaticano está aberto à presença de mulheres e isso tem sido um caminho que tem vindo a ser aberto.

Recordou Francisco que no ano passado, pela primeira vez, foi nomeada uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Irmã Raffaella Petrini. Além disso, a Irmã Nathalie Becquart, membro francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, foi nomeada a subsecretária do Sínodo dos Bispos.

Entre as leigas que já ocupam altos cargos no Vaticano estão Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Vaticana. Ambas foram nomeadas pelo atual Pontífice.

Leia Também: Papa condena "tiroteio insensível" em Chicago

Recomendados para si

;
Campo obrigatório