Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mecanismo Tripartido retoma conversações para solucionar crise no Sudão

O Mecanismo Tripartido, que patrocina as consultas para resolver a crise política com o golpe de Estado em 25 de outubro de 2021 no Sudão, anunciou hoje que vai retomar as negociações sem os militares.

Mecanismo Tripartido retoma conversações para solucionar crise no Sudão
Notícias ao Minuto

16:49 - 06/07/22 por Lusa

Mundo Sudão

A ONU, a União Africana e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África Oriental (Igad, no acrónimo em inglês), que integram o mecanismo, fizera o anúncio numa carta enviada à principal aliança de partidos da oposição sudanesa, as Forças da Liberdade e Mudança, que inicialmente tinha rejeitado a concertação devido à presença dos militares.

Na passada segunda-feira, o líder militar e presidente do mais importante órgão executivo do Sudão, Abddelfatah al-Burhan, anunciou que as Forças Armadas não vão participar naquele fórum.

O Conselho Soberano, controlado exclusivamente pelos militares desde o golpe de outubro passado, não intervirá no diálogo com os partidos políticos para lhes dar a oportunidade de formar um Governo civil, disse Al-Burhan, que preside ao conselho, num discurso transmitido pela televisão.

No entanto, as Forças da Liberdade e Mudança classificam o anúncio como sendo uma "farsa", uma vez que os militares continuam a monopolizar de facto o poder político e económico do país e defendem a "continuação da pressão popular".

Na carta enviada hoje, o Mecanismo Tripartido, salienta que "sem a participação do Exército, que é um componente essencial, não haverá diálogo civil-militar nas próximas reuniões e, portanto, continuar o diálogo da mesma forma que começou na reunião de 08 de junho não faria sentido".

Assim, o Mecanismo Tripartido salientou que "vai continuar a interagir com todas as componentes" exceto os militares "para avaliar as melhores formas de continuar o caminho (...) para chegar a uma solução política para a atual crise".

Leia Também: Líderes da Etiópia e Sudão querem resolver tensão com encontro em Nairobi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório