Japão. Restaurantes oferecem noodles aos votantes na próxima eleição
Quem comprovar ter votado na eleição poderá usufruir da oferta as vezes que quiser, durante duas semanas.

© Shutterstock

Mundo Japão
Perante a falta de adesão dos eleitores mais jovens às eleições, a cadeia de restaurantes de ramen Ippudo oferecerá, até 24 de julho, refeições gratuitas de noodles a quem comprovar ter votado nas eleições para a Câmara dos Conselheiros (a câmara alta do parlamento japonês), que se realizarão a 10 de julho.
Além dos noodles, os jovens poderão pedir um topping de ovo cozinho grátis, diz o jornal Mainichi Shimbun.
O mesmo meio adianta que quem comprovar ter votado na eleição poderá usufruir da oferta as vezes que quiser, durante duas semanas.
“Esperamos que [a oferta] crie oportunidade para as pessoas votarem, mesmo que não seja costume. Queremos que o encarem como um escape, e que desfrutem de noodles após votar”, disse um representante da empresa ao jornal.
Promoções e serviços semelhantes estão a surgir no seio dos pequenos negócios japoneses, devido à falta de adesão das camadas mais jovens da sociedade à política. Na verdade, esta é a quinta vez que a Ippudo oferece descontos durante as eleições, desde 2016.
Dados do Ministério para as Comunicações e Assuntos Internos revelam que apenas 36,50% dos jovens na faixa etária dos 20 anos votaram nas eleições de outubro passado, para a Câmara dos Representantes do Japão. Seguiram-se os adolescentes com 18 e 19 anos (43,21%) e, num patamar mais alto, aqueles com cerca de 30 anos (47,12%). Ainda assim, a taxa de adesão dos jovens na faixa dos 20 anos continua abaixo dos 50% há 30 anos.
Leia Também: Japão diz que China violou direito internacional com incursão de navios
Comentários
Regras de conduta dos comentários