Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Plano a ser preparado. Von der Leyen alerta para corte total do gás russo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

Plano a ser preparado. Von der Leyen alerta para corte total do gás russo
Notícias ao Minuto

09:36 - 06/07/22 por Lusa

Economia Bruxelas

"Precisamos de nos preparar para novas perturbações no fornecimento de gás, até mesmo para um corte total da Rússia. Atualmente, no total, 12 Estados-membros são diretamente afetados por reduções parciais ou totais do fornecimento de gás. É óbvio: [o presidente russo, Vladimir] Putin continua a utilizar a energia como uma arma", afirmou, num debate no hemiciclo de Estrasburgo sobre a presidência semestral checa do Conselho da UE, que teve início em 1 de julho.

Von der Leyen anunciou então que "é por esta razão que a Comissão está a trabalhar num plano de emergência europeu", que apresentará "em meados de julho".

"Os Estados-membros já têm os seus planos nacionais de emergência em vigor. Isso é bom, mas precisamos de coordenação europeia e de ação comum. Precisamos de assegurar que, em caso de rutura total, o gás flui para onde é mais necessário. Temos de assegurar a solidariedade europeia. E precisamos de proteger o mercado único, bem como as cadeias de abastecimento da indústria", disse.

A presidente do executivo comunitário sublinhou que os 27 não podem esquecer "a amarga lição" aprendida no início da pandemia da covid-19, em 2020, comentando que "o egoísmo e o protecionismo conduzem apenas à desunião e à fragmentação".

"Como sempre, esperamos o melhor, mas preparamo-nos para o pior. Temos um trabalho árduo à nossa frente. Mas, tal como nas últimas semanas, a unidade trará sucesso", disse.

Ainda em matéria de política energética, a presidente da Comissão observou que "alguns dizem que, no novo ambiente de segurança após a agressão da Rússia, é preciso abrandar a transição verde", mas argumentou que "o oposto é que é verdade".

"Se todos nós não fizermos mais do que competir com combustíveis fósseis limitados, os preços vão explodir ainda mais e encher o cofre de guerra de Putin. A melhor, mais limpa e mais segura maneira de sair da nossa dependência são as energias renováveis. Portanto, o novo ambiente de segurança é o melhor argumento para acelerar a implantação das energias renováveis. As energias renováveis são de origem caseira. Elas dão-nos independência dos combustíveis fósseis russos. São mais rentáveis. E são mais limpas", defendeu.

Por seu lado, o primeiro-ministro checo, Petr Fiala, ao apresentar as prioridades de Praga para o segundo semestre do ano, destacou também a segurança energética, e indicou que "o caminho que a presidência checa quer seguir é principalmente trabalhar em projetos europeus comuns" que ajudem o bloco a libertar-se da sua dependência da Rússia, no que classificou como "desRussificação" do fornecimento de energia.

"Estamos prontos a trabalhar na coordenação dos 'stocks' de gás antes do próximo inverno e a promover a compra voluntária conjunta, seguindo o modelo que provou o seu valor durante a crise da covid-19. Devemos ter sempre em mente que podemos encontrar-nos numa situação em que a solidariedade entre os Estados-Membros é mais do que nunca necessária", disse.

Fiala defendeu, contudo, que, a fim de a UE se tornar independente da Rússia, é necessário "aproveitar todas as oportunidades que as condições geográficas permitam", pelo que não deve ser imposta uma solução única para os 27.

"Devido à dimensão da União e ao número de Estados-membros, não existe uma solução única. Cada Estado-membro deve poder escolher o cabaz energético que melhor se adapte às suas próprias condições e que lhe permita tanto cumprir os seus objetivos climáticos, como libertar-se do abastecimento energético russo", declarou.

A guerra na Ucrânia, causada pela invasão russa do país no final de fevereiro passado, agravou a situação de crise energética em que a UE já se encontrava.

As tensões geopolíticas devido à guerra da Ucrânia têm afetado o mercado energético europeu, já que a UE importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros.

Em Portugal, o gás russo representou, em 2021, menos de 10% do total importado.

Na última cimeira de líderes da UE, celebrada em 23 e 24 de junho em Bruxelas, o primeiro-ministro, António Costa, também defendeu que a União Europeia deve chegar ao outono "com outra situação" energética, dada a dependência da Rússia, admitindo ainda "riscos globais" no fornecimento do gás, apesar da baixa dependência de Portugal.

"É fundamental chegarmos ao outono com outra situação porque nessa altura o consumo de energia vai aumentar, sobretudo nos países mais frios, que são também os mais dependentes do fornecimento de energia por parte da Rússia", disse o chefe de Governo, falando em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

Leia Também: Lavrov critica 'fuga' de conversações entre Rússia e França

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório