Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Aumento de preços leva escola de Tóquio a acabar com fruta nas refeições

Fruta fresca é uma opção cara e, por isso, a escola passou a incluir gelatina ou bolo nas refeições.

Aumento de preços leva escola de Tóquio a acabar com fruta nas refeições
Notícias ao Minuto

09:27 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Face à inflação, uma escola de Tóquio, no Japão, decidiu trocar as frutas frescas, presentes nas refeições, por gelatina ou uma fatia de bolo caseiro.

Segundo a Reuters, a nutricionista da Escola Secundária Senju Aoba foi avisada sobre o aumento dos preços dos alimentos e teve de ajustar o menu para que as receitas do almoço fiquem dentro do orçamento do estabelecimento de ensino, mas também devido às dificuldade económicas de alguns alunos. 

"Eu tento incluir frutas da estação uma ou duas vezes por mês, mas é difícil fazer isso com frequência", disse Kazumi Sato, indicando que a fruta fresca é cara no Japão.

Assim, em vez de fruta, as refeições passaram a incluir gelatina ou bolo. A nutricionista passou também a recomendar mais vegetais nas refeições, mas teme ficar sem ideias se os preços continuarem a subir. “Não quero desapontar as crianças com o que elas podem achar que é uma refeição triste”, acrescentou.

A Reuters sublinha que o Japão é um país que não está habituado a aumentos acentuados de preços. Contudo, em abril o país registou uma inflação anual de 2,5%, a maior taxa em 31 anos.

O governo japonês impõe requisitos nutricionais rigorosos para as escolas públicas, o que obriga as escolas a aumentar os preços para as famílias. O governo prometeu adotar algumas medidas de alívio, nomeadamente fornecer fundos para ajudar as escolas.

Alguns professores e funcionários também têm relatado que algumas crianças estão a regressar à escola, após as férias, visivelmente mais magras, o que pode refletir o impacto do aumento dos preços também nas vida das famílias.

Leia Também: Japão diz que China violou direito internacional com incursão de navios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório