Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Nova Jérsia reforça normas contra armas de fogo

O Estado de Nova Jérsia aprovou hoje sete novas leis para reforçar as restrições às armas de fogo, após o Supremo Tribunal ter garantido em junho o direito de porte de armas em público, invalidando uma norma do vizinho Estado de Nova Iorque.

Nova Jérsia reforça normas contra armas de fogo
Notícias ao Minuto

06:39 - 06/07/22 por Lusa

Mundo EUA

Nova Jérsia, que, juntamente com Nova Iorque e outros Estados, como Massachusetts e Califórnia, é um dos que apresentam regras mais apertadas em matéria de porte de armas, avançou com o conjunto de medidas em resposta à decisão do Supremo Tribunal, e com a previsão de que o tribunal, maioritariamente conservador, possa decidir contra outras leis nesta área.

O governador de Nova Jérsia, o democrata Phil Murphy, assinou hoje as novas regras, aprovadas na semana passada por legisladores estatais, e vêm juntar-se a dois outros pacotes legislativos sobre armas adotados desde a sua tomada de posse, em 2018.

Entre outros aspetos, as novas medidas determinam que será necessária formação para obter licença para ter uma pistola, exigir o registo das armas adquiridas em outros Estados, proibir armas de calibre .50 e tornar mais fácil processar os fabricantes e revendedores de armas por crimes cometidos com elas.

O pacote de medidas foi aprovado um dia depois de os Estados Unidos terem sido palco de outro tiroteio contra uma multidão, desta vez na cidade de Highland Park, no Illionis, que provocou seis mortes durante um desfile por ocasião do Dia da Independência dos EUA.

Robert Crimo, de 22 anos, é o suspeito do atentado e foi detido cerca de oito horas depois de alegadamente ter disparado tiros de um telhado contra quem participava na celebração.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório