Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Israel diz que navios de guerra do Irão estão a patrulhar o Mar Vermelho

O ministro da Defesa de Israel explicou que, nos últimos meses, Israel identificou "a presença militar iraniana mais significativa da última década na área".

Israel diz que navios de guerra do Irão estão a patrulhar o Mar Vermelho
Notícias ao Minuto

16:46 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel

O ministro da Defesa de Israel disse, esta terça-feira, que vários navios de guerra iranianos têm patrulhado o Mar Vermelho nos últimos meses, destacando que a sua presença é uma ameaça à estabilidade regional, reporta a Reuters.

"Hoje, podemos confirmar que o Irão está a basear-se metodicamente no Mar Vermelho, com navios de guerra a patrulhar a região sul", disse o ministro da Defesa, Benny Gantz, numa mesa redonda em Atenas.

A mesma fonte explicou ainda que, nos últimos meses, Israel identificou "a presença militar iraniana mais significativa da última década na área". O gabinete do ministro deu ainda conta de que ele apresentou imagens de satélite de quatro navios de guerra iranianos que foram identificados enquanto patrulhavam o Mar Vermelho.

Israel partilha com outros países árabes algumas preocupações acerca da influência do Irão na região, bem como sobre o programa nuclear de Teerão - ainda que o país garanta que o mesmo não deve suscitar quaisquer receios.

Em antecipação a uma visita que o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, vai fazer na próxima semana, Benny Gantz fez ainda um pedido para que sejam estabelecidas relações de segurança mais fortes com os países do Golfo Árabe que se aproximaram de Israel na sequência de uma iniciativa diplomática patrocinada pelos norte-americanos em 2020.

No sábado, o Hezbollah, grupo armado libanês que é apoiado pelo Irão, enviou três drones em direção a uma plataforma de gás offshore israelense, que seria entretanto intercetada pelas Forças Armadas israelenses. 

Leia Também: Israel abateu três 'drones' do Hezbollah no Mediterrâneo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório