Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mongólia diz que novo gasoduto Rússia-China avança conforme planeado

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Mongólia, Battsetseg Batmunkh, assegurou hoje, durante uma reunião em Ulan Bator com o seu homólogo russo Serguei Lavrov, que o projeto de construção do novo gasoduto Rússia-China em solo mongol "progride conforme o planeado".

Mongólia diz que novo gasoduto Rússia-China avança conforme planeado
Notícias ao Minuto

15:50 - 05/07/22 por Lusa

Mundo Projeto

O gasoduto prevê a construção de um gasoduto de 962 quilómetros, com cinco estações de compressão em território mongol.

Durante a reunião, Batmunkh enfatizou a necessidade de "intensificar" o estabelecimento do corredor económico China -- Mongólia - Rússia, do qual faz parte a recém-inaugurada ponte fronteiriça Heihe, no norte da China, segundo a agência de notícias local Montsame.

O plano, assinado em 2016, faz parte do que é oficialmente conhecido como Iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'. O gigante projeto de infraestruturas internacional, lançado pela China, visa ligar o Sudeste Asiático, Ásia Central, África e Europa, através de novas rotas comerciais.

Ambos os governantes destacaram o desenvolvimento bem-sucedido da aliança estratégica abrangente entre os dois países e expressaram o seu compromisso de fortalecê-la.

Na reunião, acrescenta a agência mongol, foram discutidos os acordos alcançados durante a visita à Rússia do Presidente mongol, Ukhnaa Khurelsukh, no ano passado, além de "avaliar o estado atual das relações" e trocar opiniões sobre cooperação futura.

Lavrov também fez uma visita de cortesia a Khurelsukh, na qual expressou a disposição do país em continuar a cooperar com a Mongólia "em todos os aspetos", segundo a Monsame.

Leia Também: Preço do gás natural sobe para máximo desde primeiras semanas da invasão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório