Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Resposta russa à expulsão de 70 diplomatas por Sofia pode cobrir a UE

Moscovo admite que a sua resposta à expulsão pela Bulgária de 70 membros do seu corpo diplomático pode incidir sobre o conjunto da União Europeia, afirmou hoje a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Resposta russa à expulsão de 70 diplomatas por Sofia pode cobrir a UE
Notícias ao Minuto

22:55 - 04/07/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A decisão politizada de Sofia de reduzir de maneira injustificada o nosso pessoal diplomático na Bulgária não vai ficar certamente sem resposta bilateral", declarou Maria Zakharova, em comunicado.

Considerando que a expulsão pela Bulgária ia "bem além da prática diplomática", exortou Sofia e a UE a "refletirem no princípio da reciprocidade subjacente às relações internacionais".

A diplomacia europeia "deve compreender que o apoio irrefletido a ações antirrussas dos diferentes Estados membros impõe ao conjunto da União Europeia a responsabilidade das suas consequências, incluindo na perspetiva das medidas de retorsão da nossa parte", acrescentou.

A embaixadora russa em Sofia admitiu na sexta-feira o encerramento da embaixada no país, depois da recusa da Bulgária em anular a sua decisão de expulsar 70 membros do pessoal diplomático russo.

Esta é uma quantidade inédita de expulsões decididas por este Estado balcânico, membro da União Europeia e da NATO, mas tradicionalmente próximo de Moscovo.

Por seu lado, a UE "lamentou a ameaça injustificada da Federação Russa de romper os laços diplomáticos com a Bulgária", qualificando-a como desproporcionada".

Numerosos Estados europeus expulsaram diplomatas russos, depois da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, com a Federação Russa a responder com medidas similares.

Leia Também: Ucrânia. Portugal vai reconstruir escolas na região de Jitomir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório