Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Cosmonautas russos exibem bandeira separatista de Lugansk

Os cosmonautas celebraram a vitória na região de Lugansk com uma foto polémica na Estação Espacial Internacional.

Cosmonautas russos exibem bandeira separatista de Lugansk
Notícias ao Minuto

20:10 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estação Espacial Internacional

Os três cosmonautas russos a bordo da Estação Espacial Internacional voltaram às polémicas, depois de a agência espacial russa ter publicado uma fotografia em que os três exibem a bandeira da autoproclamada república separatista de Lugansk.

A fotografia surge pouco depois dos russos assumirem o controlo total de toda a província ucraniana, um avanço considerado pelo Kremlin e pelo presidente Vladimir Putin como uma vitória.

A comemoração da vitória por Sergei Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev surge como uma surpresa para muitos, porque, já após início da guerra, os três terem aparecido na Estação Espacial Internacional com macacões amarelos.

Korsakov, Artemyev e Matveev foram os primeiros cosmonautas russos a 'subirem' à Estação, em que a missão russa continua a trabalhar com astronautas de outros países, nomeadamente norte-americanos.

Mas os três desvalorizaram o amarelo dos seus fatos espaciais, vincando que o amarelo foi uma escolha quase aleatória e nada relacionada com uma possível mensagem de apoio à Ucrânia.

Com a fotografia, publicada pela agência espacial russa Roscosmos, no Telegram, o Kremlin celebra "um dia de libertação a celebrar tanto na Terra como no espaço".

Não é ainda conhecido como é que os cosmonautas conseguiram levar as bandeiras para a estação espacial.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 4.700 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a organização alerta que o número real de mortos deverá ser muito superior, devido à dificuldade em contabilizar baixas em zonas sitiadas ou tomadas pelas tropas russas.

Leia Também: Rússia toma decisão de abandonar a Estação Espacial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório