Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jayland Walker. Akron em estado de emergência após protestos

Os protestos e conflitos prosseguem apesar das autoridades terem apelado a que as manifestações decorressem de forma pacífica.

Jayland Walker. Akron em estado de emergência após protestos
Notícias ao Minuto

17:09 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O presidente da Câmara de Akron, nos Estados Unidos da América, declarou o estado de emergência e cancelou as festividades do 4 de julho, comemoradas esta segunda-feira, após a polícia de Ohio ter libertado gás lacrimogénio sobre os manifestantes que se reuniram no exterior do principal tribunal da cidade na noite de domingo, noticia o Daily Mail. Está, assim, em vigor um recolher obrigatório a partir das 21 horas locais.

Tudo isto aconteceu após várias centenas de manifestantes terem marchado na cidade nas horas que se seguiram à divulgação, por parte do Departamento de Polícia de Akron, de vídeos que confirmam que oito agentes atingiram 60 vezes um jovem afro-americano, Jayland Walker, nesta cidade perto de Cleveland, no norte do país, a 27 de junho.

A polícia de choque viria a utilizar, no domingo, gás lacrimogéneo em resposta a um manifestante que estava a tentar derrubar as barreiras que foram montadas fora da sede da polícia. As autoridades responderam com o "equipamento completo" aplicável em contexto de "motins", relata a WKYC. 

Segundo o Akron Beacon Journal, enquanto fugiam do gás lacrimogénio alguns manifestantes acabariam até por lançar bombas de fumo nas ruas ou por destruir alguns equipamentos da cidade que se encontravam em seu redor. Para fugir, muitos deles viram-se obrigados a conduzir os seus veículos através dos passeios.

Os protestos e conflitos apesar das autoridades terem apelado a que as manifestações decorressem de forma pacífica. Uma marcha seguiu, por sua vez, em direção à sede da autarquia de Akron, com faixas pedindo 'Justiça para Jayland'.

Jayland Walker foi morto em 17 de junho, enquanto fugia da polícia a pé, após agentes terem tentado parar o veículo que o jovem de 25 anos conduzia, a que se seguiu uma perseguição de carro.

As forças de segurança divulgaram no domingo vídeos dos agentes a dispararem contra Walker, imagens que o chefe de polícia de Akron, Stephen Mylett, admitiu serem "chocantes" e "difíceis de assistir".

Mylett revelou que, segundo o relatório do médico legista, o corpo do jovem afro-americano foi atingido por 60 balas. De acordo com a imprensa local, os polícias dispararam mais de 90 vezes.

Leia Também: EUA. Jovem negro morto pela polícia estava de costas quando foi baleado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório