Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Tiroteio na Dinamarca. Atirador fica em prisão preventiva durante 24 dias

O jovem dinamarquês de 22 anos, suspeito do ataque de domingo no centro comercial Field's, na capital dinamarquesa, ficará detido numa ala psiquiátrica.

Tiroteio na Dinamarca. Atirador fica em prisão preventiva durante 24 dias
Notícias ao Minuto

15:00 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Dinamarca

Depois de cerca de duas horas de interrogatório, o juiz do Tribunal de Copenhaga decretou que o jovem dinamarquês de 22 anos, suspeito de ter levado a cabo um tiroteio no centro comercial Field's, no domingo, ficará em prisão preventiva, durante 24 dias.

Segundo informa a imprensa local, esta segunda-feira, o jovem ficará detido numa ala psiquiátrica.

Com três acusações de homicídio e sete de tentativa de homicídio, o suspeito, cuja identidade não foi revelada, terá provocado a morte de dois jovens dinamarqueses de 17 anos, assim como de um homem russo, de 47 anos, residente na Dinamarca.

Por sua vez, duas dinamarquesas de 40 e de 19 anos terão ficado gravemente feridas, assim como dois cidadãos suecos – um homem de 40 anos e uma jovem de 19 anos. Há ainda registo de feridos leves, ferimentos esses que terão ocorrido no momento da fuga do centro comercial.

A polícia local apontou ainda que, além do suspeito, as 10 vítimas mencionadas na acusação também não serão identificadas.

O suspeito terá entrado no tribunal acompanhado por três membros da força de segurança, naquela que foi uma audiência à porta fechada. Vestido com uma camisola azul, o jovem confirmou a sua identidade perante o juiz, segundo revela o Jyllands Posten. Confrontado com uma questão sobre o momento da detenção, o acusado terá respondido "não tenho a certeza".

Também nesta manhã de segunda-feira, Søren Thomassen, inspetor-chefe da polícia de Copenhaga, revelou que o suspeito tinha antecedentes psiquiátricos e já era conhecido pelas autoridades, que consideram que o jovem terá “agido sozinho”, sublinhando que “nada aponta para motivações terroristas”. Nessa linha, as vítimas terão sido escolhidas aleatoriamente, “sem distinção de etnia ou género”, adiantaram.

No momento da detenção, o suspeito tinha na sua posse uma navalha, uma arma e munições. Ainda que as armas fossem legais, o jovem não tinha licença para as usar, revelaram.

Recorde-se que o alerta foi dado às 17h36 (16h36 em Lisboa), tendo as autoridades apelado para que quem "viu, ouviu ou filmou algo" contacte a polícia ou ligue para o 114 (o equivalente ao 112 em Portugal).

[Notícia atualizada às 15h23]

Leia Também: Dinamarca. Enquanto procurava a filha, Mahdi cruzou-se com o atirador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório