Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Jovens líbios voltam a manifestar-se contra más condições de vida

Jovens líbios manifestaram-se novamente em Tripoli na noite de domingo para hoje para protestar contra a deterioração das condições de vida, depois de a sede do parlamento em Tobruk (leste) ter sido invadida na sexta-feira.

Jovens líbios voltam a manifestar-se contra más condições de vida
Notícias ao Minuto

11:27 - 04/07/22 por Lusa

Mundo Tripoli

Durante as manifestações, os jovens, maioritariamente encapuzados, queimaram pneus e cortaram várias vias, incluindo a estrada circular da capital e a estrada costeira que liga Tripoli aos subúrbios ocidentais, noticiou a agência francesa AFP.

Os protestos realizaram-se sem intervenção das forças de segurança, que não foram vistas nos vários locais da cidade onde os jovens se reuniram, segundo a mesma fonte.

Os manifestantes protestam contra os cortes de energia, que duram em média 12 horas por dia no meio de uma onda de calor, e contra a negligência das elites políticas num país dividido, exigindo o seu afastamento.

Os protestos iniciaram-se na sexta-feira, com a invasão do parlamento em Tobruk, após o fracasso de nova ronda de negociações entre campos rivais.

A ONU condenou o ataque ao parlamento de Tobruk, considerando inaceitáveis os atos de vandalismo e os distúrbios ali ocorridos.

Os protestos dos últimos dias também ocorreram em Bengazi, Sirte, Sheba e Zawiya.

A Líbia tem estado numa situação de caos político e económico desde o derrube do regime de Muhammar Kadhafi, em 2011.

O parlamento de Tobruk é um dos símbolos da divisão da Líbia entre um campo baseado no leste do país, liderado pelo marechal Khalifa Haftar, e o governo de salvação nacional, com sede em Tripoli.

Os apoiantes de Haftar têm bloqueado as principais instalações petrolíferas desde meados de abril, como meio de pressão para afastar o executivo de Tripoli.

Em fevereiro, o parlamento de Tobruk designou Fathi Bachagha como primeiro-ministro paralelo a Abdelhamid Dbeibah, chefe do Governo de Unidade Nacional.

Além dos cortes crónicos de energia, os manifestantes queixam-se da inflação e das longas filas de espera nas estações de serviço, apesar de o país possuir as reservas de petróleo mais abundantes de África.

As eleições presidenciais e legislativas que estavam previstas para dezembro de 2021, para encerrar um processo de paz patrocinado pela ONU após a violência em 2020, foram adiadas 'sine die' devido às fortes divergências entre rivais políticos e tensões no terreno.

A última ronda de negociações na ONU entre as fações rivais terminou na quinta-feira, 30 de junho, sem um acordo sobre uma estrutura constitucional que permita a realização de eleições.

Leia Também: Líder rival líbio diz não ter planos para governar a partir de Tripoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório