Foi a 25 de junho que Severodonetsk, na região de Lugansk, foi tomada pelas forças russas. Aquela cidade estratégica no leste do país mostra-se “destruída”, conforme havia adiantando o autarca da cidade, Serhiy Haidai.
Um novo vídeo, partilhado pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta, concede um vislumbre da destruição de Severodonetsk, cuja disputa será, para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lembrada como uma das mais violentas de sempre na Europa.
"O custo humano desta batalha para nós é muito elevado. É simplesmente aterrador", confessou o responsável, dias antes de a cidade ser cercada.
A queda da cidade representa uma importante vitória para Rússia, uma vez que o país pretende tomar toda a região do Donbass, na Ucrânia, composta pelas Autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e da vizinha Donetsk.
Recorde-se que a Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções à Rússia.
Leia Também: Severodonetsk "totalmente ocupada" pela Rússia, alertou autarca