Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Zelensky nega que Lisichansk esteja sob controlo russo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que é "impossível dizer que Lisichansk esteja sob controlo" russo, assegurando que os combates continuam na periferia da cidade que Moscovo já disse ter capturado.

Ucrânia. Zelensky nega que Lisichansk esteja sob controlo russo
Notícias ao Minuto

18:28 - 03/07/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Há combates nos subúrbios" da cidade, acrescentou o presidente ucraniano, durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, em Kyiv.

Ocupar Lisichansk, na zona leste da Ucrânia, permitiria ao Kremlin controlar toda a região de Lugansk, assim como avançar sobre as já ameaçadas cidades de Sloviansk e Kramatorsk, duas importantes cidades controladas pela Ucrânia na zona industrial do Donbass.

"Há riscos de que a região de Lugansk fique completamente ocupada. Há riscos e nós compreendemos isso", acrescentou Zelensky, referindo que Lisichansk representa "a maior e mais perigosa situação" para a Ucrânia.

O presidente ucraniano admitiu que Kyiv não tem "vantagem" naquela cidade.

"É o nosso ponto fraco, mas noutros locais estamos a avançar", frisou.

Hoje, o ministro da Defesa russo disse que o exército russo controlava agora toda a região do Lugansk, após a conquista de Lisichansk, cidade que tem sido palco de combates intensos entre as duas forças.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Marcelo conversou com Lula sobre "equilíbrio geopolítico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório