Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Guiné-Bissau assume, pela primeira vez, presidência da CEDEAO

A Guiné-Bissau assumiu hoje, pela primeira vez, a presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), informou, em comunicado divulgado à imprensa, a Presidência guineense.

Guiné-Bissau assume, pela primeira vez, presidência da CEDEAO
Notícias ao Minuto

16:24 - 03/07/22 por Lusa

Mundo CEDEAO

"A Guiné-Bissau acaba de fazer história. Pela primeira vez, pela mão de Sua Excelência o Presidente da República, general Umaro Sissoco Embaló, o nosso país conquista a presidência em exercício da CEDEAO", pode ler-se no comunicado.

A decisão foi tomada durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que decorreu hoje em Acra, no Gana.

"A Guiné-Bissau consegue assim um feito inédito, graças à indiscutível magistratura de influência do Presidente da República. Desde a criação da CEDEAO em 1975, jamais um país lusófono presidiu esta organização", salienta o comunicado.

Além da Guiné-Bissau também Cabo Verde integra a CEDEAO.

"O Presidente Umaro Sissoco Embaló terá agora em mãos os dossiês sobre a crise política na sub-região, sobretudo no Mali, Burkina Faso e Guiné-Conacri, mas também desafios da segurança, caso da vaga de terrorismos. Terá ainda por tarefa concluir a implementação das reformas em todas instituições da CEDEAO", acrescenta o comunicado.

Leia Também: Líderes da CEDEAO discutem sanções ao Mali, Burkina Faso e Guiné-Conacri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório