Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Estado de emergência em república autónoma no noroeste do Uzbequistão

O Uzbequistão decretou, no sábado, o estado de emergência durante um mês na república autónoma do Caracalpaquistão, onde uma rara manifestação antigovernamental levou o Presidente uzbeque, Chavkat Mirzoiev, a renunciar a uma reforma constitucional.

 Estado de emergência em república autónoma no noroeste do Uzbequistão
Notícias ao Minuto

06:32 - 03/07/22 por Lusa

Mundo Caracalpaquistão

O estado de emergência visa "garantir a segurança dos cidadãos" e "o regresso ao Estado de direito", indicou, em comunicado, o serviço de imprensa da presidência desta antiga república soviética na Ásia central, com 35 milhões de habitantes.

A medida entrou em vigor à meia-noite e prolonga-se até 02 de agosto, acrescentou a mesma nota.

Algumas horas antes, Mirzoiev deslocou-se aquela região, no noroeste do Uzbequistão, e anunciou o abandono de um projeto de reforma da Constituição, no âmbito do qual a autonomia do Caracalpaquistão, de dois milhões de pessoas, seria reduzida.

Na sexta-feira, milhares de pessoas manifestaram-se contra a reforma, que previa uma redução da autonomia nas ruas da capital da região, no maior desafio, até agora, ao poder de Mirzoiev, no cargo desde 2016.

No sábado, várias pessoas foram detidas pela alegada organização dos protestos, de acordo com um comunicado do parlamento, do governo e da polícia locais.

A república autónoma do Caracalpaquistão está associada à destruição do mar de Aral, que já foi o quarto maior lago salgado do planeta, numa das piores catástrofes ambientais causada pela ação humana.

Leia Também: Cinco pessoas mortas a tiro por atacantes não identificados nas Honduras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório