Procurar

Manifestações pelo direito ao aborto reúnem milhares em França

Várias manifestações ocorreram hoje em França em defesa do direito ao aborto e para manifestar apoio às mulheres norte-americanas, depois da decisão, na semana passada, do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, de revogar esse direito.

Manifestações pelo direito ao aborto reúnem milhares em França Manifestações pelo direito ao aborto reúnem milhares em França
Anterior Seguinte
Galeria

6 Fotos

© Getty Images

Lusa
02/07/2022 21:17 ‧ há 3 anos por Lusa

Mundo

França

À frente da manifestação em Paris, Suzy Rojtman, do coletivo nacional "Aborto na Europa - as Mulheres Decidem", disse temer que, dada "a importância dos Estados Unidos no mundo", o direito ao aborto esteja a regredir "em todos os lugares" e que "os países se inspirem nos Estados Unidos para negar esse direito fundamental".

A organização "Aborto na Europa - As Mulheres Decidem" junta associações feministas, sindicatos e partidos políticos, tendo sido realizadas cerca de trinta manifestações que reuniram um total de cerca de 6.500 pessoas em França, segundo o Ministério do Interior.

Na capital francesa, onde cerca de 1.500 pessoas marcharam, segundo dados oficiais, uma jovem de 16 anos, Thaïs, exibia um cartaz com a frase "130 centros de aborto fecharam em 15 anos" em França e manifestava preocupação pelo "efeito bola de neve" da decisão do Supremo norte-americano.

Os manifestantes - incluindo homens e muitas mulheres jovens - marcharam cantando "De Nova Iorque a Paris, aborto livre e livre".

Nos cartazes, muitos deles escritos em inglês, podia ler-se "O aborto salva vidas", "Tire as suas leis do meu corpo" ou "Deixe as mulheres em paz de uma vez".

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu anular, em 24 de junho, a garantia legal federal ao aborto em todo o país, cabendo agora aos 50 estados norte-americanos decidir se mantêm ou proíbem a interrupção voluntária da gravidez.

Metade dos estados do país, de acordo com o Instituto Guttmacher, já proibiu o procedimento ou está a pensar fazê-lo.

Leia Também: Supremo Tribunal do Texas restaura lei de 1925 que proíbe aborto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10