Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

"Principal perigo na Ucrânia é que nazismo se transforme em fascismo"

Lukashenko prevê que o "fascismo" tenha que ser "combatido na Alemanha, França, Inglaterra, Espanha".

"Principal perigo na Ucrânia é que nazismo se transforme em fascismo"
Notícias ao Minuto

19:26 - 02/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Bielorrússia

O presidente da Bielorrússia Aleksandr Lukashenko afirmou, este sábado, numa reunião que "o principal perigo na Ucrânia é que o nazismo se transforme em fascismo".

"Com o apoio da União Europeia, este fascismo - não nacionalismo, não nazismo, mas fascismo - virá até eles, até à Europa", comentou Lukashenko, acrescentando: "Sei com certeza que a esmagadora maioria dos europeus não o quer".

O presidente da Bielorrússia disse ainda, segundo a  Agência Telegráfica Bielorrussa ou Belta, que os europeus, assim como os americanos, terão que lidar com esta ideologia. "Quando este fascismo lhes chega, seja da Ucrânia ou de outros lugares, terão de o combater brutalmente em casa, nas suas terras, talvez ainda mais do que a Rússia o faz hoje na Ucrânia".

A seu ver, serão vários os países que terão que se 'defender do fascismo': "Terão de o combater na Alemanha, França, Inglaterra, Espanha", afirmou, questionando: "Já se esqueceram realmente como era há oito décadas atrás? Ainda há testemunhas vivas, muito está escrito sobre o assunto - leiam-no"

O ditador bielorrusso tem sido um aliado valioso para o Kremlin e a invasão russa, contudo, de salientar que a sua eleição, em 2020, foi envolta em acusações de falsificação de votos e fraude eleitoral por observadores internacionais.

A Bielorrússia faz fronteira com três países da NATO - a Polónia, a oeste, a Lituânia a noroeste e a Letónia a norte -, além de fazer fronteira com o norte da Ucrânia.

Leia Também: Rússia ataca Mykolaiv com dez mísseis a partir da ocupada Kherson

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório