Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Desmantelada uma das redes de tráfico de droga "mais ativas da Europa"

Em Espanha, foram detidas cinco pessoas, incluindo dois membros da Mocro Maffia.

Desmantelada uma das redes de tráfico de droga "mais ativas da Europa"
Notícias ao Minuto

15:53 - 02/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma operação coordenada pela agência europeia para a cooperação policial (Europol), que contou com as autoridades espanholas, suecas, francesas e holandesas, desmantelou uma das organizações de tráfico de estupefacientes “mais ativas na Europa”, indicou, este sábado, a Polícia Nacional espanhola.

Em Espanha, segundo a autoridade, foram detidas cinco pessoas, incluindo dois membros da Mocro Maffia, um dos quais “considerado pelas autoridades suecas como sendo o criminoso mais proeminente do seu país”. 

A investigação esteve centrada “num importante traficante de droga colombiano”, que há mais de uma década “importa narcóticos” para Espanha. “O desenvolvimento da investigação permitiu aos investigadores descobrir a estrutura criminosa que a organização tinha estabelecido em Espanha, França e Colômbia”, explica a Polícia Nacional.

O traficante, “graças à sua experiência no mundo do tráfico da droga”, construiu uma rede para introduzir “as enormes quantidades de cocaína que os seus clientes exigiam” na Europa através de Espanha. 

O caso foi descoberto quando a polícia espanhola realizou, no ano passado, uma operação policial e apreendeu 3.228 quilos de cocaína na costa de Huelva, oriundos da Venezuela. Na altura, duas pessoas foram detidas. 

Após a apreensão em Huelva, “os agentes intensificaram a atividade operacional noutros alvos” e descobriram que “uma das pessoas investigadas” era considerada pelas autoridades suecas como o “criminoso mais ativo dos últimos anos”. 

Durante a investigação, os agentes descobriram que vários traficantes de droga se iriam reunir em Barcelona e “uma segunda fase da operação” foi realizada na quinta-feira, 30 de junho. “Nesta segunda fase, os agentes conseguiram deter os alegados dirigentes da organização criminosa que opera em Espanha, um deles localizado em Ibiza - onde se encontrava de férias - e outro na prisão onde cumpre atualmente uma pena por outros crimes”, acrescenta a autoridade.

Foram realizadas buscas domiciliárias, nas quais foi possível apreender armas, dinheiro em numerário e dispositivos informáticos. 

Leia Também: GNR detém homem e apreende armas e munições proibidas na Vidigueira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório