Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Arguido dos ataques terroristas em Paris deportado para a Bélgica

Farid Kharkhach, condenado na quarta-feira em França a dois anos de prisão no julgamento dos atentados terroristas de 13 de novembro de 2015, foi deportado e entregue hoje às autoridades belgas, informou o Ministério do Interior.

Arguido dos ataques terroristas em Paris deportado para a Bélgica
Notícias ao Minuto

23:16 - 01/07/22 por Lusa

Mundo Paris

O homem de 39 anos, de nacionalidade belga e marroquina, detido há cinco anos e meio, estava a ser julgado por fornecer documentos falsos à célula jihadista responsável pelos ataques que mataram 130 pessoas em Paris e Saint-Denis, nos arredores da capital.

Kharkhach é o único dos 20 arguidos que o tribunal não classificou como terrorista: foi condenado por associação de malfeitores com vista a cometer uma fraude e a sua sentença foi a mais leve.

Farid Kharkhach foi libertado após o veredito, conhecido na quarta-feira, mas foi posto em detenção administrativa.

A advogada, Fanny Vial, lamentou que a decisão administrativa não tenha sido comunicada aos representantes do arguido, este tenha ficado da liberdade "mesmo antes de se poder juntar à mulher" e considerou a decisão uma "humilhação gratuita e injusta", uma "interferência da administração na justiça", mas as autoridades adiantaram ter sido emitida em fevereiro uma obrigação de Kharkhach deixar o país.

Dos 20 arguidos, 19 foram condenados por vários crimes relacionados com terrorismo.

Abdeslam, principal suspeito, foi condenado a prisão perpétua sem direito a liberdade condicional, a sentença mais pesada em França.

Os atentados de 13 de novembro de 2015 em esplanadas de cafés e restaurantes, na sala de espetáculos Bataclan -- durante um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal -- e junto ao estádio Stade de France -- onde jogava a seleção francesa de futebol com a alemã -- provocaram 130 mortos.

Leia Também: MP francês pede perpétua para jihadista responsável por ataques de Paris

Recomendados para si

;
Campo obrigatório