Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

México. Presidente da Câmara 'casa' com jacaré para cumprir tradição

Este ritual remonta aos séculos pré-hispânicos.

Notícias ao Minuto

23:09 - 01/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo México

O Presidente da Câmara da pequena cidade de San Pedro Huamelula, no México, Victor Hugo Sosa, casou-se com um jacaré numa cerimónia tradicional que teve direito inclusivamente a beijos na boca do animal selvagem.

Este ritual remonta aos séculos pré-hispânicos nos quais as comunidades indígenas Chontal e Huave, no estado de Oaxaca, o faziam para pedir a generosidade da natureza.

Citado pela agência Reuters, o governante diz que hoje pedem "à natureza chuva suficiente, comida suficiente, para que tenhamos peixes no rio".

Esta localidade que se encontra no sul pobre do México, é a mais rica do país em cultura indígena e local de muitos grupos que mantiveram as suas línguas e tradições. O antigo ritual em San Pedro Huamelula, agora misturado com a espiritualidade católica, envolve vestir um jacaré com um vestido de noiva branco e outras roupas coloridas para celebrar a boda.

Quanto ao réptil este tem sete anos, conhecido como "princesinha", é considerado uma divindade que representa a mãe terra, e seu casamento com o líder local simboliza a união dos humanos com o divino.

No vídeo da galeria pode ver um pouco desta celebração original, que teve lugar, esta quinta-feira.

Leia Também: Primeiro casal homossexual casa-se na Suíça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório