O casal Alois Carnier, de 57 anos, e Peter Leu de 67 foram o primeiro casal a dizer que "sim" a uma união civil da Suíça, esta sexta-feira.
Esta é a primeira vez que duas pessoas do mesmo sexo se casam na Suíça, neste caso na cidade de Schaffhausen. Os dois são agora marido e marido, os primeiros do país.
O casamento foi permitido numa eleição chamada 'Casamento para Todos' que teve uma aprovação por uma maioria de quase dois terços em setembro passado. Esta aprovação tornou a Suíça um dos últimos países da Europa Ocidental a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Casais do mesmo sexo ganharam o direito de estar em união de facto em 2007 e o direito de adotar as crianças do seu parceiro em 2018. No entanto, não tinham direitos concedidos a casais heterossexuais casados, incluindo acesso à adoção regular e doações de esperma, bem como um caminho mais fácil para a cidadania de cônjuges estrangeiros.
Os dois homens planeiam agora celebrar um casamento religioso no próximo ano sendo que em junho, o conselho que preside a Igreja Católica Cristã da Suíça, à qual Carnier pertence, votou para abençoar os casamentos de casais do mesmo sexo com os mesmos sacramentos e rituais dos casamentos heterossexuais.
Veja na galeria as fotografias da cerimónia do casal, esta sexta-feira.
Leia Também: Emigrante português de 47 anos morre a renovar chalé na Suíça