Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Primeiro casal homossexual casa-se na Suíça

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi permitido numa eleição chamada 'Casamento para Todos' que teve uma aprovação por uma maioria de quase dois terços em setembro passado.

O casal Alois Carnier, de 57 anos, e Peter Leu de 67 foram o primeiro casal a dizer que "sim" a uma união civil da Suíça, esta sexta-feira.

Esta é a primeira vez que duas pessoas do mesmo sexo se casam na Suíça, neste caso na cidade de Schaffhausen. Os dois são agora marido e marido, os primeiros do país.

O casamento foi permitido numa eleição chamada 'Casamento para Todos' que teve uma aprovação por uma maioria de quase dois terços em setembro passado. Esta aprovação tornou a Suíça um dos últimos países da Europa Ocidental a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Casais do mesmo sexo ganharam o direito de estar em união de facto em 2007 e o direito de adotar as crianças do seu parceiro em 2018. No entanto, não tinham direitos concedidos a casais heterossexuais casados, incluindo acesso à adoção regular e doações de esperma, bem como um caminho mais fácil para a cidadania de cônjuges estrangeiros.

Os dois homens planeiam agora celebrar um casamento religioso no próximo ano sendo que em junho, o conselho que preside a Igreja Católica Cristã da Suíça, à qual Carnier pertence, votou para abençoar os casamentos de casais do mesmo sexo com os mesmos sacramentos e rituais dos casamentos heterossexuais.

Veja na galeria as fotografias da cerimónia do casal, esta sexta-feira.

Leia Também: Emigrante português de 47 anos morre a renovar chalé na Suíça

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório