Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Navalny ironiza vida na prisão. "Vivo como Putin e Medvedev"

Enquanto Putin "deixa ministros sentados na sala de espera durante seis horas", os advogados de Navalny "têm de esperar cinco ou seis horas" para o verem, ironizou o opositor russo.

Navalny ironiza vida na prisão. "Vivo como Putin e Medvedev"

O opositor do regime russo, Alexei Navalny, ironizou, esta sexta-feira, a forma como vive na prisão de alta segurança para a qual foi transferido há cerca de duas semanas, conhecida pelos maus tratos infligidos aos detidos.

“Vivo como Putin e Medvedev”, começou por afirmar o político na rede social Twitter, referindo-se ao atual e ao ex-presidente da Rússia. “Pelo menos penso assim quando olho para a vedação à volta da minha cela. Todos têm a vedação habitual, e no interior há varas para secar a roupa”, acrescentou.

Já no seu caso, a vedação tem “cerca de seis metros de altura” e assemelha-se apenas a algo que viu “nas investigações dos palácios de Putin e Medvedev”. Enquanto Putin “deixa ministros sentados na sala de espera durante seis horas”, os advogados de Navalny “têm de esperar cinco ou seis horas” para o verem.

“Tenho um altifalante no meu quartel que toca músicas de glória ao FSB [serviços secretos russos] e penso que Putin também. Mas é aí que acabam as semelhanças”, alerta. 

O presidente russo “dorme até às 10h, depois nada na piscina e come queijo cottage com mel”. Mas, no caso do político, “10 da manhã são horas de almoço porque o trabalho começa às 6h40”. 

Sublinhe-se que o opositor do regime do presidente russo estava a cumprir pena em liberdade condicional após ter sido acusado de fraude – uma acusação que diz ter sido fabricada – quando foi envenenado com um agente neurotóxico do tipo Novitchok, em agosto de 2020.

Após aquela que considera ser uma tentativa de assassinato por parte do Kremlin, o opositor de 45 anos foi transferido, a pedido da mulher, da Sibéria para a Alemanha para recuperar. Foi detido ao voltar para a Rússia, a 17 de janeiro de 2021. 

Leia Também: Na prisão de Navalny, duas repreensões valem castigo. Opositor já tem uma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório