Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Europa ao lado da Ucrânia "em cada passo do caminho" da adesão à UE

Presidente da Comissão Europeia diz que Europa estará com a Ucrânia desde os dias "sombrios de guerra até ao momento em que cruzar a porta que conduz à União Europeia".

Europa ao lado da Ucrânia "em cada passo do caminho" da adesão à UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu, esta sexta-feira, que a Europa estará do lado da Ucrânia “em cada passo do caminho” do país para a adesão à União Europeia (UE).

Num discurso, por videoconferência ao parlamento ucraniano, a responsável considerou que apesar de a Ucrânia ter agora “uma perspectiva europeia muito clara”, o caminho até à entrada na UE irá demorar e exigirá muito trabalho.

“A Ucrânia tem agora uma perspectiva europeia muito clara. E a Ucrânia é um país candidato à adesão à União Europeia, algo que parecia quase inimaginável há apenas cinco meses”, disse von der Leyen, uma semana após os líderes europeus reconhecerem a Ucrânia como candidata à UE, citada pela agência de notícias Reuters.

“Há um longo caminho pela frente, mas a Europa estará ao seu lado em cada passo do caminho, durante o tempo que for preciso, desde estes dias sombrios de guerra até ao momento em que cruzar a porta que conduz à nossa União Europeia”, acrescentou. 

A presidente da Comissão Europeia reiterou que “os próximos passos” estão “ao alcance” da Ucrânia, “mas exigirão muito trabalho”, entre as quais a adoção de uma lei dos media, implementação de novas regras que reduzam a influência excessiva dos oligarcas e a nomeação de altos funcionários anti-corrupção.

Assinala-se, esta sexta-feira, o 128.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a  4.731 civis e deixou 5.900 feridos.

Leia Também: Forças pró russas reclamam grande ofensiva contra Lysychansk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório