Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Texas. O desespero dos pais que não sabem se os filhos estavam no camião

O camião, com 67 migrantes trancados no atrelado, foi encontrado numa estrada remota, na segunda-feira, dia em que se registaram temperaturas de 40ºC no Texas.

Notícias ao Minuto

09:00 - 01/07/22 por Marta Amorim

Mundo Texas

Teófilo Valencia e Yolanda Olivares não sabem dos filhos Jair, de 19  anos, e Yovani, de 16. O sobrinho, Misael Olivares, de 16 anos, também estaria com eles. Acreditam que estavam a viajar dentro do camião onde vários migrantes morreram em San Antonio, Texas. 

Na casa da família, ergueu-se um altar pelos três adolescentes e familiares e amigos acorrem ali para consolar a família que procura agora informações sobe o paradeiro dos jovens. 

Recorde-se que o camião, com 67 migrantes trancados no atrelado, foi encontrado numa estrada remota, na segunda-feira, dia em que se registaram temperaturas de 40ºC na região.

A imprensa local revelou que o condutor do camião, Homero Zamorano Jr., de 45 anos, foi detido e acusado de contrabando de migrantes com resultado em morte. Caso seja condenado, o norte-americano, que terá abandonado o veículo e fugido, poderá enfrentar prisão perpétua ou pena de morte.

Foram ainda acusados Christian Martinez, cidadão norte-americano de 28 anos, assim como os mexicanos Juan Claudio D’Luna-Mendez, de 23 anos, e Juan Francisco D'Luna-Bilbao, de 48 anos.

Inicialmente, as autoridades encontraram 46 migrantes mortos, número que subiu, esta quinta-feira, para 53. Das 53 vítimas, 27 são do México, 14 das Honduras, sete da Guatemala e duas de El Salvador, segundo informou o chefe do Instituto Nacional de Migração do México, Francisco Garduno. Há, ainda, 11 pessoas hospitalizadas.

Leia Também: "Espero que triunfem". Últimas palavras de mãe a filhos mortos no Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório