Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

AO MINUTO: Queixas da Ucrânia no TPI; Zaporizhzhia. Central tem ligações

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Queixas da Ucrânia no TPI; Zaporizhzhia. Central tem ligações
Notícias ao Minuto

07:56 - 01/07/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Guerra na Ucrânia

Ao 128.º dia da invasão russa da Ucrânia, o centro das atenções está voltado para a retirada das tropas russas da ilha Zmiinyi, naquilo que o Ministério da Defesa da Rússia descreveu como um “gesto de boa vontade”.

Na quinta-feira, terminou a cimeira da NATO, em Madrid, na qual os líderes da aliança transatlântica asseguraram o apoio à Ucrânia para que o conflito não se alastre além fronteiras. “Porque se isto se torna numa guerra em grande escala entre a Rússia e a NATO, então veremos sofrimento, danos, morte e destruição a uma escala que é muito, muito pior do que a que vemos hoje na Ucrânia”, frisou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg. 

Fim de acompanhamento

Teresa Banha | há 1 mês

Boa noite. Terminamos aqui o acompanhamento AO MINUTO dos principais acontecimentos relacionados com a invasão das tropas russas na Ucrânia. Continuaremos o acompanhamento na manhã deste sábado. Até amanhã.

Repatriados. "Estes são apenas os primeiros passos de um caminho difícil"

Teresa Banha | há 1 mês

Um dos oficiais do Batalhão Azov disse que entre os 144 ucraniano repatriados na quarta-feira havia apenas uma mulher.

"De momento, há imensas mulheres que participaram em tarefas médicas em Mariupol", afirmou Nikita Nadtochiya, durante um vídeo publicado no telegram esta sexta-feira.

Reiterando que muitas destas pessoas precisavam de tratamentos médicos "de longa duração", o responsável garantiu que os serviços estavam a cuidar delas.

"Estes são apenas os primeiros passos de um caminho difícil", rematou.

Recorde-se que, na quarta-feira, a Ucrânia e a Rússia fizeram a maior troca de prisioneiros de guerra desde que a invasão das tropas russas começou, a 24 de fevereiro. No total, foram trocados 288 prisioneiros - 144 de cada lado. Do lado ucraniano, 43 destas pessoas pertencem ao Batalhão Azov. Veja as imagens do momento.

Kyiv pede a Ancara que trave navio russo na costa turca

Teresa Banha | há 1 mês

A Embaixada da Ucrânia em Ancara pediu, esta sexta-feira, à Turquia que travasse um navio russo que chegou perto da costa turca no Mar Negro. O navio em questão era, de acordo com os diplomatas, proveniente do porto ucraniano de Berdiansk, sob ocupação russa.

Kyiv pede a Ancara que trave navio russo na costa turca

A Embaixada da Ucrânia em Ancara pediu hoje à Turquia que travasse um navio russo que chegou perto da turca no mar Negro proveniente do porto ucraniano de Berdiansk, sob ocupação russa.

Lusa | 23:23 - 01/07/2022

Zelensky conversou com chefes de Estado de Argentina e Chile

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reforçou, esta sexta-feira, a sua campanha para obter apoio da América Latina, com telefonemas dirigidos aos líderes da Argentina e do Chile.

As conversas com Alberto Fernández, da Argentina, e Gabriel Boric, do Chile, ocorreram pouco mais de duas semanas depois de Zelensky ter dialogado com os presidentes equatoriano e guatemalteco, Guillermo Lasso e Alejandro Giammattei, respetivamente.

Zelensky conversou hoje com chefes de Estado de Argentina e Chile

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reforçou hoje a sua campanha para obter apoio da América Latina, com telefonemas dirigidos aos líderes da Argentina e do Chile.

Lusa | 22:53 - 01/07/2022

Reconstrução da Ucrânia deve incluir componente ambiental, defende a UE

Teresa Banha | há 1 mês

O plano de reconstrução da Ucrânia terá de incluir uma componente ambiental para restaurar os ecossistemas do país devastados pela guerra, defendeu, esta sexta-feira, o Comissário da União Europeia Virginijus Sinkevicius.

Reconstrução da Ucrânia deve incluir componente ambiental, defende a UE

O plano de reconstrução da Ucrânia terá de incluir uma componente ambiental para restaurar os ecossistemas do país devastados pela guerra, defendeu o Comissário da União Europeia (EU) Virginijus Sinkevicius.

Lusa | 22:59 - 01/07/2022


  

Boris Johnson recebe título de cidadão honorário de Odessa

Teresa Banha | há 1 mês

O governador da região de Odessa homenageou, esta sexta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, como Cidadão Honorário de Odessa, avança o jornal Kyiv Indepedent.

De acordo com a publicação ucraniana, o governador Henadiy Trukhanov disse que se o resto do mundo tivesse a mesma posição contra o Kremlin que o Reino Unido tem, a Ucrânia já tinha derrotado a Rússia há muito tempo.

Ucrânia apresenta relatório no TPI contra acusação de genocídio da Rússia

Teresa Banha | há 1 mês

A Ucrânia apresentou, esta sexta-feira, no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o principal órgão judicial das Nações Unidas, o seu relatório no processo contra as alegações de genocídio feitas pela Rússia.

Ucrânia apresenta relatório no TPI contra acusação de genocídio da Rússia

A Ucrânia apresentou hoje no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o principal órgão judicial das Nações Unidas, o seu relatório no processo contra as alegações de genocídio feitas pela Rússia.

Lusa | 22:24 - 01/07/2022

Odessa. "Este foi um ataque deliberado", defende Zelensky

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Ucrânia considerou, esta sexta-feira, que os bombardeamentos que ocorreram hoje na região de Odessa - e que mataram, pelo menos, 21 pessoas, das quais duas crianças - são "terror russo propositado".

"Sublinho: este foi um ataque deliberado, terror russo propositado, e não foi um acidente. Quatro pessoas de uma família morreram"

Volodymyr Zelenksy lembrou ainda as pelo menos pessoas que ficaram feridas. "Os números mudam todos os dias e, infelizmente, o número de mortes está a aumentar", rematou.

No seu discurso diário habitual, o responsável agradeceu ainda aos Estados Unidos "e pessoalmente a [Joe] Biden" pelo novo pacote de ajuda que inclui novos sistemas de mísseis terra-ar e radares de contra-artilharia, no valor de 780 milhões de euros.

Zaporizhzhia reestabelece ligação com IAEA. Responsáveis querem inspeção

Teresa Banha | há 1 mês

As autoridades ucranianas reestabeleceram a ligação aos sistemas de segurança da central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, e os responsáveis da Agência Internacional de Energia Atómica (The International Atomic Energy Agency, IAEA na sigla em inglês) já disseram que queriam realizar uma inspeção nas instalações, que são compostas por seis reactores nuclares. Por outro lado, as autoridades ucranianas opõem-se a esta visita por parte do regulador visto que o local está ocupado por forças russas.

Já esta semana os responsáveis pela agência tinham dito que esta falha de comunicação "só aumenta a urgência em realizar a missão" até Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.

É a 2.º vez que as comunicações com a IAEA são perdidas desde que a invasão das tropas russas na Ucrânia teve início, a 24 de fevereiro.

Mariupol Heroica. Praça polaca é renomeada em honra de combatente e civis

Teresa Banha | há 1 mês

A autarquia de Gdansk, na Polónia, renomeou uma praça daqueles que resistiram durante semanas ao cerco em Mariupol, na Ucrânia.

De acordo com as publicações internacionais, a praça desta cidade do norte do país chama-se agora "Mariupol Heroica". Na cerimónia que assinala esta mudança foram também expostas algumas fotografias tiradas na cidade portuária - que continua a enfrentar muitas dificuldades, nomeadamente, no acesso a água. As imagens mostram aqueles que defenderam a cidade e também os seus residentes.

Os responsáveis explicaram que a renomeação da praça era uma chamada de atenção para que seja dada mais ajuda e apoio à Ucrânia. A Polónia é o país que mais refugiados ucranianos tem vindo a receber.

Ataque em Odessa é vingança por retirada da Ilha das Serpentes, diz Kyiv

Teresa Banha | há 1 mês

O chefe dos Serviços de Segurança da Ucrânia disse, esta sexta-feira, que o ataque de hoje numa zona residencial de Odessa - e que causou, pelo menos, 21 mortos, dos quais duas crianças - era uma "vingança" pela retirada da Ilha da Serpente. 

"Os ocupantes não conseguiram ganhar no campo de batalha, então eles decidiram matar civis", afirmou Ivan Bakanov, citado pela Associated Press. "Após o inimigo ter sido repelido da Ilha das Serpentes, decidiu responder com bombardeamentos cínicos a alvos civis", rematou.

Recorde-se que as tropas russas abandonaram a ilha em questão na quinta-feira, e que o ministro da Defesa da Rússia chamou à retirada "um gesto de boa vontade". Já a hoje, por volta das 18h locais, 16h em Lisboa, a mesma ilha foi atacada, pelo menos, duas vezes pelas tropas russas, que recorreram a bombas de fósforo branco - uma arma química ilegal.

 

 

Ocidente não sancionou 14 empresas responsáveis por armamento russo

Teresa Banha | há 1 mês

Quase 30 responsáveis e, pelo menos, 14 empresas de armamento escaparam - até agora - das sanções impostas pelos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido, denuncia, esta sexta-feira a Reuters. 

De acordo com uma investigação levada a cabo pela agência de notícias, um destes empresários é Alan Lushnikov, o maior acionista da Kalashnikov Concern JSC, a fabricante da arma AK-47, mais conhecida por Kalashnikov.

Segundo a investigação, Lushnikov detém 75% da fabricante, e é também responsável por 95% da produção de armas de como espingardas, pistolas e outras arma portáteis.

EUA anuncia nova ajuda militar no valor de 780 milhões de euros

Teresa Banha | há 1 mês

Os Eestados Unidos (EUA) anunciaram, esta sexta-feira, que vão fornecer à Ucrânia ajuda militar no valor global de 820 milhões de dólares (780 milhões de euros), que inclui novos sistemas de mísseis terra-ar e radares de contra-artilharia.

Ucrânia: EUA anuncia nova ajuda militar no valor de 780 milhões de euros

Os EUA anunciaram hoje que vão fornecer à Ucrânia ajuda militar no valor global de 820 milhões de dólares (780 milhões de euros), que inclui novos sistemas de mísseis terra-ar e radares de contra-artilharia.

Lusa | 20:43 - 01/07/2022

Russos atacam Ilha das Serpentes com bombas de fósforo branco

Teresa Banha | há 1 mês

O exército da Ucrânia acusou, esta sexta-feira, a Rússia de atacar a Ilha das Serpentes, local de que se retiraram ontem, com bombas de fósforo branco - uma arma química ilegal, segundo a Convenção de Armas Químicas de 1997.

"Hoje, por volta das 18h [16h em Lisboa] aviões da Força Aérea russa atacaram duas vezes com bombas de fósforo na ilha Zmiinyi", referem os responsáveis no Facebook.

 

Rússia processada no Tribunal dos Direitos Humanos após ciberataque

Teresa Banha | há 1 mês

A maior empresa de energia da Ucrânia, Grupo DTEK, foi alvo de um ciberataque esta semana e os responsáveis são, alegadamente, um grupo de hackers russos.

De acordo com um comunicado emitido pelo Grupo DTEK, que atua em várias partes do país, o objetivo deste ataque informático foi "desestabilizar os processos tecnológicos" de distribuição e "deixar os ucranianos sem eletricidade".

O impacto deste ataque é desconhecido, segundo a CNN, que acrescenta que não houve registo de nenhum incidente diretamente causado por este acontecimento.

Esta semana, o dono da empresa, Rinat Akhmeto - que é também o presidente e acionista maioritário do Shakhtar Donetsk - processou a Rússia no Tribunal Europeu de Direitos Humanos por, alegadamente, causar prejuízos no valor de milhares de milhões de euros.

O ataque foi reivindicado por um gripo de hackers russos conhecidos por XakNet.

Comissão Europeia prepara "plano de emergência para a Europa"

Teresa Banha | há 1 mês

A presidente da Comissão Europeia disse, esta sexta-feira, que será preparado durante este mês um plano de emergência para a Europa na linha do que tem sido feito para se alcançar a independência energética da Rússia.

De acordo com o que Ursula Von der Leyen explicou, o projeto não se vai focar apenas no carvão, petróleo e gás natural russos, mas também no desenvolvimento das energias renováveis, como a eólica e solar.

"Estamos a preparar um plano de emergência para a Europa", disse a responsável aos jornalistas, durante uma visita à República Chega. "Os preços da eletricidade estão elevados. As pessoas estão à espera - e com razão - que façamos alguma coisa acerca disso", rematou.

Base militar da NATO na Albânia?

Teresa Banha | há 1 mês

.O primeiro-ministro da Albânia disse, esta sexta-feira, que a possibilidade de a NATO construir uma base militar na Albânia estava em cima da mesa.

Edi Rama explicou que as eventuais instalações ficaram localizadas no Porto Romano, no mar Adriático. Em conferência de imprensa, o responsável, citado pela Jazeera, explicou que aquele que é o maior porto do país poderá vir a ter uma zona comercial para além das instalações da Aliança.

De acordo com o responsável, a construção das instalações será financiadas pela NATO e pelo país, que pertence à Aliança desde 2009.

De acordo com a publicação, o chefe de Governo albanês disponibilizou também, em maio, uma outra base militar. localizada a cerca de 200 km da capital albanesa, Tirana. Esta base militar foi construído nos anos 50 por Moscovo.

"Mercenários". Separatistas russófonos indiciam mais dois britânicos

Teresa Banha | há 1 mês

As autoridades da autoproclamada República Popular de Donetsk (DNR) indiciaram, esta sexta-feira, mais dois britânicos por combaterem como mercenários nas fileiras do exército ucraniano.

"Mercenários". Separatistas russófonos indiciam mais dois britânicos

As autoridades da autoproclamada República Popular de Donetsk (DNR) indiciaram hoje mais dois britânicos por combaterem como mercenários nas fileiras do exército ucraniano.

Lusa | 18:05 - 01/07/2022

 

Zelensky sublinha apoio dado por homólogo argentino

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Ucrânia sublinhou, esta sexta-feira, os laços que tem vindo a estreitar com a Argentina.

"Continuo a manter relações com uma parte importante da América Latina. Falei com o presidente Alberto Fernández Prensa e agradeci-lhe pela ajuda humanitária, condenação à invasão das tropas russas e pela suspensão da Rússia no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas", escreveu Volodymyr Zelensky numa publicação partilhada no Twitter.

Governo ucraniana pede mais armamento após ataque em Odessa

Teresa Banha | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia pediu, esta sexta-feira, que os aliados enviassem "o mais depressa possível" mais armamento para a Ucrânia.

"O Estado terrorista russo continuou a sua guerra contra civis com os ataques que ocorreram em Odessa esta noite e que mataram dezenas, incluindo crianças", começou por ecsrever Dmitry Kuleba numa publicação partilhada no Twitter.

"Peço aos nossos parceiros que nos deem mais sistemas de defesa modernos o mais rapidamente possível. Ajudem-nos a salvar vidas e a por um fim a esta guerra", rematou. 

Bruxelas propõe nova ajuda macrofinanceira de mil milhões

Teresa Banha | há 1 mês

A Comissão Europeia propôs, esta sexta-feira, uma nova assistência macrofinanceira à Ucrânia no valor de mil milhões de euros, a primeira fatia de um pacote no valor de nove mil milhões de euros, aprovado em maio.

Ucrânia: Bruxelas propõe nova ajuda macrofinanceira de mil milhões

A Comissão Europeia propôs hoje uma nova assistência macrofinanceira à Ucrânia no valor de mil milhões de euros, a primeira fatia de um pacote no valor de nove mil milhões de euros, aprovado em maio.

Lusa | 17:51 - 01/07/2022

Soldado marroquino condenado à morte (também) já apresentou recurso

Teresa Banha | há 1 mês

Dois dos três combatentes condenados à morte por um autoproclamado tribunal da República Popular de Donetsk apresentaram recursos.

De acordo com o que noticia a agência russa Tass, o marroquino Brahim Saadoun segue as pisadas de Shaun Pinner, que apresentou o seu recurso na quarta-feira.

De acordo com o comunicado da agência estatal, o outro combatente britânico, Aiden Aslin não apresentou recurso.

Ucrânia. Militares marroquino e britânico recorrem da sentença de morte

Estes homens foram condenados à morte no mês passado por "atividades mercenárias".

Notícias ao Minuto | 22:01 - 01/07/2022

Guerra para além de Kyiv? "Claro que é uma possibilidade", diz Finlândia

Teresa Banha | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia disse, esta sexta-feira, que "é claro" que o conflito na Ucrânia pode alastrar a outros territórios europeus.

"É claro que é uma possibilidade. E é por isso que é tão importante apoiar a Ucrânia agora", afirmou Pekka Haavisto  quando questionado sobre esta possibilidade, numa entrevista à CNN.

"A Ucrânia pode conter a situação e, nesse sentido, ganhar a guerra. O moral está muito elevado. São muito unidos", sublinhou o responsável.

Ataque russo em Odessa atingiu edifício de reabilitação para crianças

Teresa Banha | há 1 mês

A ministro da Saúde da Moldava anunciou, esta sexta-feira, que um dos mísseis lançados pelos russos, esta manhã, atingiu um centro de tratamentos para crianças moldavas na região de Odessa.

Ala Nemerenco explica que um dos funcionários morreu e que outras cinco pessoas ficaram feridas.

"Estas pessoas pacíficas fizeram os duas das crianças moldavas mais bonitos; trataram-nas com amor e dedicação, e nós desejamos uma recuperação. À família do colega que morreu, deixamos as nossas condolências", escreveu a responsável no Facebook.

Nenhuma criança estaria na instituição na altura do ataque, de acordo com a ministra.

Embaixadora da Rússia na Bulgária ameaça encerrar relações diplomáticas

Teresa Banha | há 1 mês

A embaixadora da Rússia na Bulgária anunciou, esta sexta-feira, que vai pedir a Moscovo para fechar a sua embaixada no país depois de ter feito um apelo para que este reverta a medida de expulsar 70 funcionários diplomáticos russos.

"Infelizmente, o nosso apelo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária foi ignorado", escreveu a responsável em comunicado. Assim, diz que irá "colocar rapidamente a questão do encerramento da embaixada da Rússia na Bulgária perante a liderança do meu país, o que inevitavelmente significará o encerramento da missão diplomática búlgara em Moscovo".

Embaixadora da Rússia na Bulgária ameaça encerrar relações diplomáticas

Num comunicado dirigido ao povo búlgaro, a embaixadora, Eleonora Mitrofanova, informa que caso a embaixada russa feche na Bulgária, o mesmo acontecerá com a embaixada búlgara na Rússia.

Beatriz Cavaca | 16:29 - 01/07/2022

 

Noruega compromete-se com mil milhões para a Ucrânia

Teresa Banha | há 1 mês

O primeiro-ministro da Noruega anunciou, esta sexta-feira, que o país vai dar cerca de mil milhões de euros à Ucrânia durante o próximo ano.

De acordo com Jonas Gahr Stoere, este pacote deverá ser usado para ajudar os civis, para a Defesa e também para a reconstrução das cidades.

Putin realça "natureza perigosa e provocativa do regime de Kyiv"

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, debateu, esta sexta-feira, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o conflito armado na Ucrânia e a escassez alimentar mundial, culpando Kyiv e o Ocidente por ambas as crises.

Putin realça "natureza perigosa e provocativa do regime de Kyiv"

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, debateu hoje com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o conflito armado na Ucrânia e a escassez alimentar mundial, culpando por ambas as crises Kyiv e o Ocidente.

Lusa | 16:21 - 01/07/2022


  

Alexei Navalny na prisão: Um banco de madeira, um retrato e prisioneiros

Teresa Banha | há 1 mês

O opositor do regime russo Alexei Navalny descreveu, esta sexta-feira, a vida naquela que é considerada "uma das prisões mais assustadoras da Rússia". Entre alguma ironia e desabafo, Navalny, que foi transferido para aquelas instalações no mês passado, e que para além de passar cerca de sete horas a costurar, ainda tem outro tipo de atividades.

"Depois do trabalho, continuamos sentados, durante várias horas, num banco de madeira sob um retrato de Putin. A isto chamam "atividades educativas", escreveu numa publicação partilhada nas redes sociais.

Os relatos do ativista continuam aqui.

Primeiro-ministro búlgaro rejeita anular expulsão de diplomatas russos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro cessante da Bulgária rejeitou hoje que o seu governo ceda às pressões da Rússia, que ameaçou romper relações bilaterais dando 24 horas para a anulação da decisão búlgara de expulsar 70 diplomatas russos por "espionagem".

"Não aceitamos que diplomatas de outros países deem um ultimato ao Estado búlgaro", declarou o primeiro-ministro Kiril Petkov, num vídeo divulgado pelo Governo pouco antes do fim do prazo do ultimato, que foi apresentado na quinta-feira pela embaixadora russa em Sófia, Eleonora Mitrofanova.

Julgamento de basquetebolista detida na Rússia. "Ela mantém a esperança"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O julgamento da basquetebolista Brittney Griner começou esta sexta-feira, em Moscovo, na Rússia. A desportista norte-americana é acusada de tráfico de estupefacientes pode vir a enfrentar uma pena de até dez anos de prisão. Esta foi a primeira fase do julgamento, durante a qual desportista disse que estava consciente das acusações que lhe eram feitas. A sua audiência ficou marcada para a próxima quinta-feira, 7 de julho.

Notícias ao Minuto Brittney Griner na chegada ao tribunal russo© Getty Images  

Gana pede ajuda ao FMI pelo agravamento da crise provocada pela guerra

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Gana vai procurar o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), em resultado da crise económica que está a atravessar, agravada pela invasão russa da Ucrânia, que fez subir os preços, particularmente dos combustíveis, anunciou hoje o Governo.
  

Menino de 12 anos é uma das crianças mortas em Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Um menino de 12 anos é uma das duas crianças que morreram na sequência de um ataque com mísseis russos a uma zona residencial na região de Odessa, revelou o porta-voz da administração regional, Serhiy Bratchuk.

Segundo o responsável, citado pela agência de notícias Ukrinform, o número de vítimas mortais aumentou para 21. Até ao momento 41 pessoas foram resgatadas. 

Cinco pontos sobre a Conferência de Lugano pela reconstrução da Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Aliados da Ucrânia, instituições internacionais e setor privado vão reunir-se na segunda e terça-feira na Suíça com o objetivo de promover um "plano Marshall" para a reconstrução do país, invadido e em parte destruído na sequência da ofensiva russa. Fique a par dos cinco pontos essenciais a saber da já designada Conferência de Lugano, divulgados pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

Ucrânia ganha "guerra pela 'borscht'". Sopa está "sob proteção" da UNESCO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO) incluiu, esta sexta-feira, a ‘borsht’ ucraniana - uma sopa feita à base de beterraba - na lista de património imaterial em risco. A iguaria já esteve no centro da guerra com a Rússia, com o Ministério da Defesa russo a acusar a Ucrânia de “xenofobia, nazismo e extremismo” por não querer partilhar a receita.

Saiba mais sobre a "guerra pela 'borscht'" aqui.

Escolas de Kyiv reabrem a 1 de setembro

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As escolas da capital ucraniana Kyiv irão reabrir no próximo dia 1 de setembro para o início do ano letivo, revelou Olena Fidanyan, representante do Departamento de Educação e Ciência de Kyiv. Desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, que os alunos da cidade tinham aulas em formato online.

Citada pela agência de notícias AFP, a responsável frisou que “a segurança dos estudantes e dos professores” é a prioridade para o próximo ano letivo e que as autoridades vão verificar os territórios adjacentes às escolas para se certificarem que não há explosivos. Os alunos que ainda não regressaram a Kyiv poderão continuar a ter aulas online. 

 

Ucrânia e União Europeia iniciaram um novo capítulo, diz Zelensky

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a Ucrânia e a União Europeia estão a entrar num novo capítulo da sua história, após a aceitação da candidatura do país à adesão ao bloco europeu. "Agora somos mais próximos. Agora estamos mais juntos", afirmou Zelensky dirigindo-se ao Parlamento ucraniano, saudando o início de um novo capítulo na história das relações do seu país com a União Europeia.

Ucrânia. Praga reabre centro de acolhimento de refugiados em julho

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As autoridades da República Checa vão reabrir a 11 de julho o centro de acolhimento para os refugiados vindos da Ucrânia, após a infraestrutura ter sido encerrada em meados de junho por falta de camas, foi hoje divulgado. 

Putin deve ser "responsabilizado" por ataque em Odessa, diz Alemanha

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Alemanha condenou, esta sexta-feira, o ataque com mísseis russos na região de Odessa, que resultou na morte de pelo menos 20 pessoas, e afirma que o presidente russo, Vladimir Putin, deve ser “responsabilizado”. 

“O presidente russo Putin e os responsáveis terão de ser responsabilizados”, disse um porta-voz do presidente alemão, citado pela agência de notícias Reuters.

Alemanha condena ataque "desumano e cínico" com 20 mortos em Odessa

A Alemanha acusou hoje o exército russo de ser "desumano e cínico" na sequência de um ataque perto de Odessa, no sul da Ucrânia, cujo balanço foi atualizado para 20 mortos e 38 feridos.

Lusa | 14:45 - 01/07/2022

UNESCO inclui 'borscht' na lista de património imaterial em risco

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO) incluiu, esta sexta-feira, a ‘borscht’ ucraniana - uma sopa feita à base de beterraba - na lista de património imaterial em risco, revelou o ministro da Cultura da Ucrânia, Oleksandr Tkackenk, na rede social Telegram.

Hungria opõe-se a novas sanções e recusa parar compras de gás russo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Hungria irá vetar novas sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia e recusa-se a parar as importações de gás russo, depois de ter cedido no petróleo, anunciou hoje o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. "A Hungria opor-se-á à adoção de um novo pacote de sanções [da UE], ainda mais se planearem incluir sanções relacionadas com o gás", disse Orbán na sua conversa regular de sexta-feira na rádio pública Kossuth, citado pela agência espanhola EFE.

Rússia diz ter capturado refinaria de Lysychansk

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, esta sexta-feira, que as suas forças capturaram a refinaria de Lysychansk, a segunda maior da Ucrânia, segundo a agência de notícias estatal russa RIA. A informação ainda não foi confirmada pela Ucrânia.

A cidade de Lysychansk é o último reduto ucraniano na região oriental de Lugansk e tem sido alvo de ataques russos com ofensivas "em quatro direções", segundo o representante da Rússia da autoproclamada república popular.

 

Zelensky agradece a "amigo" Macron por "apoio em matéria de segurança"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu, esta sexta-feira, ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, pelo “aumento do apoio de França à Ucrânia em matéria de segurança”. 

“Estou grato ao meu amigo, presidente Emmanuel Macron, por aumentar o apoio de França à Ucrânia em matéria de segurança. Hoje, mais do que nunca, precisamos dele para proteger a Ucrânia, para proteger os valores da União Europeia na linha da frente”, escreveu na rede social Twitter.

O presidente ucraniano respondia a uma publicação de Macron que dava conta que “França entregará rapidamente o equipamento de que a Ucrânia precisa para se defender”, incluindo mais armamento e veículos blindados. “França, os aliados e os parceiros europeus estão e estarão presentes”, afirmou.

 

Ataque em Odessa mata 19 pessoas. Rússia diz que "não usa alvos civis"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Kremlin negou, esta sexta-feira, a autoria de um ataque com mísseis a uma zona residencial na região de Bilgorod-Dniester, a cerca de 80 quilómetros a sul de Odessa. Segundo o mais recente balanço divulgado pela presidência ucraniana, pelo menos 19 pessoas morreram, incluindo duas crianças, e 30 ficaram feridas.

“Gostaria de recordar as palavras do presidente [russo, Vladimir Putin] de que as Forças Armadas russas usam alvos civis”, reiterou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters.

Veja as imagens da destruição causada pelo ataque aqui.

Adesão da Ucrânia à UE "não deve demorar anos ou décadas", pede Zelensky

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta sexta-feira, que a adesão do país à União Europeia (UE) “não deve demorar anos ou décadas”. Num discurso, após a intervenção da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, no parlamento ucraniano, Zelensky lembrou que já passaram 115 dias desde que o país se candidatou ao bloco europeu. 

"Emocionante". Bandeira da UE já está no parlamento ucraniano

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A bandeira da União Europeia (UE) foi colocada, esta sexta-feira, no plenário do parlamento da Ucrânia. O momento foi captado em vídeo e mostra os deputados ucranianos a aplaudir a chegada do símbolo europeu.

Veja aqui o vídeo

Pelo menos 343 crianças morreram na sequência da invasão russa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A invasão da Ucrânia pelas forças russas provocou a morte de pelo menos 343 crianças em todo o país e 635 sofreram ferimentos de vária ordem, disse hoje a Procuradoria-Geral da Ucrânia citada pela agência Ukrinform.

"Mais de 978 crianças da Ucrânia foram afetadas na sequência da agressão armada de grande escala por parte da Federação Russa. De acordo com informação oficial, 343 crianças morreram e 635 ficaram feridas", indica o relatório divulgado hoje pelas autoridades judiciais de Kyiv.  

Sobe para oito o número de mortos em ataque em Mykolaiv

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O número de mortos de um ataque russo com mísseis que atingiu, na quarta-feira, um edifício residencial em Mykolaiv, no sul da Ucrânia, subiu para oito. Há ainda seis feridos.

Segundo revelou, esta sexta-feira, o autarca da cidade, na rede social Telegram, um homem foi encontrado debaixo dos escombros enquanto decorriam as operações de resgate. “Atualmente, são conhecidos oito mortos e seis feridos”, acrescentou.

Olena Zelenska. 24 de fevereiro "colocou uma cruz" sobre a paz da Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

"Dormíamos tranquilamente nas nossas camas quando as explosões nos acordaram às 5 da manhã": é assim que Olena Zelenska, mulher do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, recorda a noite de 24 de fevereiro -  data em que a Rússia “colocou uma cruz” sobre a paz da Ucrânia.

Numa entrevista à Rai1, recorda os piores momentos desta experiência e o medo de não acordar pela manhã, mas também a determinação de resistir e os planos de reconstrução após a guerra. 

Europa ao lado da Ucrânia "em cada passo do caminho" da adesão à UE

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu, esta sexta-feira, que a Europa estará do lado da Ucrânia “em cada passo do caminho” do país para a adesão à União Europeia (UE). Num discurso, por videoconferência ao parlamento ucraniano, a responsável considerou que apesar de a Ucrânia ter agora “uma perspectiva europeia muito clara”, o caminho até à entrada na UE irá demorar e exigirá muito trabalho.

“A Ucrânia tem agora uma perspectiva europeia muito clara. E a Ucrânia é um país candidato à adesão à União Europeia, algo que parecia quase inimaginável há apenas cinco meses”, disse von der Leyen, uma semana após os líderes europeus reconhecerem a Ucrânia como candidata à UE.

 

Bruxelas pede a Kyiv para acelerar luta contra a corrupção

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu hoje à Ucrânia para acelerar a luta contra a corrupção, garantindo ainda o apoio da União Europeia no "longo caminho" para a adesão ao bloco.

"Convém que o novo chefe da Procuradoria Anticorrupção e o novo diretor do serviço nacional anticorrupção da Ucrânia sejam nomeados o mais rapidamente possível", salientou ainda, defendendo também um procedimento legislativo de seleção dos juízes do Tribunal Constitucional.

Forças pró russas reclamam grande ofensiva contra Lysychansk

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As forças russas intensificaram a ofensiva militar contra a cidade de Lysychansk, o último reduto ucraniano na região oriental de Lugansk, com ofensivas "em quatro direções", disse o representante da Rússia da autoproclamada república popular. "A maioria das localidades situadas nos arredores de Lysychansk encontram-se sob o controlo das tropas da república popular de Lugansk (RPL) e da Rússia", escreveu Ródio Miroshnik nas redes sociais.

Orbán diz que Hungria "tem de aumentar capacidades de defesa"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, defendeu, esta sexta-feira, que o país “tem de aumentar as capacidades de defesa”.  “Temos de aumentar radicalmente as nossas capacidades de defesa", disse o governante à rádio estatal húngara, citado pela agência de notícias Reuters.

Segundo a publicação, Orbán afirmou ainda que apesar de a guerra entre a Rússia e a Ucrânia parecer distante, a situação poderá mudar.

 

Zmiinyi é "um ponto estratégico" que "altera situação do Mar Negro"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Na sua comunicação diária ao país, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao exército ucraniano por ter conseguido recuperar a ilha Zmiinyi, que considera ser “um ponto estratégico” que “altera significativamente a situação do Mar Negro”. "Não garante ainda a segurança, não garante ainda que o inimigo não regresse. Mas já limita significativamente as ações dos ocupantes. Passo a passo, vamos expulsá-los do nosso mar, da nossa terra, e do nosso céu”, frisou.

Russos terão abandonado ilha Zmiinyi devido aos ataques ucranianos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Defesa britânico considerou, esta sexta-feira, que a retirada das tropas russas da ilha Zmiinyi [ilha da Serpente], no Mar Negro, foi causada “muito provavelmente” devido à sua “crescente vulnerabilidade” face aos ataques ucranianos.

“A Rússia retirou-se da ilha da Serpente muito provavelmente devido ao isolamento e à sua crescente vulnerabilidade aos ataques ucranianos, e não como um ‘gesto de boa vontade’, como tem afirmado”, referiram os serviços de informação britânicos, no mais recente relatório sobre a invasão russa da Ucrânia.

Duas crianças entre as vítimas mortais em ataque em Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Pelo menos 18 pessoas, entre as quais duas crianças, morreram num ataque russo com mísseis na região de Odessa, revelou o governador Maskym Marchenko. Há ainda 31 feridos.

Segundo o responsável, até às 9h locais, [7h em Lisboa], foram identificadas “18 vítimas, incluindo duas crianças”. Entre os 31 feridos, estão quatro crianças e uma mulher grávida.

Saiba mais aqui.

Sobe para 17 número de mortos em ataque com mísseis na região de Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Pelo menos 17 pessoas morreram e 30 ficaram feridas num ataque com mísseis a 80 quilómetros de Odessa, anunciaram hoje os serviços de emergência ucranianos. "Um avião estratégico realizou um ataque com mísseis na região de Odessa, a partir do mar Negro", às 06h00 (04h00 em Lisboa), de acordo com um comunicado, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Resiliência do sistema financeiro mundial deve ser reforçada

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O plenário do Conselho de Estabilidade Financeira realçou na quinta-feira "a necessidade de reforçar a resiliência do sistema financeiro mundial", no contexto da invasão russa da Ucrânia.

Departamento do Tesouro dos EUA bloqueia fundo de oligarca russo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Departamento do Tesouro anunciou quinta-feira que bloqueou um fundo de mil milhões de dólares, baseado no Estado do Delaware, ligado ao oligarca russo Suleiman Abusaidovich Kerimov, já objeto de sanções.

Zelensky diz que Ucrânia começou a exportar eletricidade para a UE

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Ucrânia começou a exportar eletricidade "de maneira significativa" para a UE, através da Roménia, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. "Foi dado um passo importante na nossa aproximação à União Europeia" na quinta-feira, disse, na quinta-feira à noite, o líder da Ucrânia, país que recebeu na semana passada o estatuto de candidato à adesão à UE, aprovado pelos 27 Estados-membros.

Dez mortos em ataque com mísseis na região de Odessa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Dez pessoas morreram e sete ficaram feridas num ataque com mísseis a 80 quilómetros de Odessa, anunciou hoje o porta-voz da administração da região do sul da Ucrânia, Serguei Bratchuk. "Um avião estratégico realizou um ataque com mísseis na região de Odessa, a partir do mar Negro", na noite de quinta-feira, disse Bratchuk. 

Para recordar...

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
  • Zelensky alerta: Crise alimentar pode levar a "tsunami migratório". O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou, por videoconferência num festival em Viena, que o bloqueio do mar Negro ameaça uma fome iminente que por sua vez desencadearia grandes fluxos migratórios.
  • Putin acusa NATO de estar presa à Guerra Fria e mantém planos na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, condenou uma NATO presa "à Guerra Fria" e assegurou que "nada mudou" quanto aos planos militares russos na Ucrânia, após o chefe aliado Jens Stoltenberg ter exigido que "ponha imediatamente termo" à guerra.
  • Macron disponível para voltar a falar com Putin sobre guerra na Ucrânia. O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou-se disponível para voltar a falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, se a situação o justificar e em coordenação com a Ucrânia.
  • ECHR aplica "medidas urgentes" para travar execução de britânicos detidos. O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (ECHR, na sigla em inglês) anunciou, esta quinta-feira, ter introduzido "medidas urgentes" para travar a execução de dois britânicos detidos em Donestk pelas forças russas.

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na quinta-feira no link abaixo:

AO MINUTO: 50% dos mísseis são soviéticos; Situação difícil em Lysychansk

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:46 - 30/06/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório