Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2022
Tempo
30º
MIN 15º MÁX 31º

Qatar concede apoio de 57 milhões de euros ao exército libanês

O Qatar revelou na quinta-feira que vai conceder um apoio de 60 milhões de dólares (57 milhões de euros, ao câmbio atual) ao exército do Líbano, país a viver uma crise económica de proporções históricas.

Qatar concede apoio de 57 milhões de euros ao exército libanês
Notícias ao Minuto

06:39 - 01/07/22 por Lusa

Mundo Qatar

O emirado do Golfo concederá "uma quantia de 60 milhões de dólares em apoio ao exército libanês", anunciou o Ministério das Relações Exteriores do Qatar, em comunicado de imprensa, enquanto o chefe da diplomacia, Sheikh Mohammad ben Abdel Rahman Al-Thani, se encontra em Beirute para participar numa reunião da Liga Árabe.

"Este anúncio é parte do firme compromisso do Qatar em apoiar a República Libanesa", acrescentou o ministério.

Uma fonte militar libanesa disse à AFP que esta é a primeira vez que um país estrangeiro concede ajuda financeira ao exército libanês para pagar os salários dos seus soldados, afetados pela desvalorização da moeda nacional, na ordem de 90% desde o início da crise em 2019.

Em julho, o Qatar anunciou ajuda em espécie de 70 toneladas de produtos alimentícios para a instituição militar, duramente atingida pelo colapso económico.

A crise que o Líbano atravessa - uma das piores do mundo desde 1850 segundo o Banco Mundial - mergulhou a maioria da população na pobreza.

A crise, motivada por décadas de má gestão e de corrupção de uma classe dirigente que pouco se alterou desde há dezenas de anos, foi exacerbada pela pandemia e ainda pela guerra na Ucrânia.

Em abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou um acordo de princípio com Beirute para um plano de ajuda de três mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) para apoiar o Líbano.

O FMI exige um forte compromisso de Beirute para a aplicação de dolorosas reformas e dirigidas à reestruturação do setor financeiro e ao combate à corrupção.

Leia Também: OMS confiante nas medidas para gerir riscos da Covid-19 no Mundial2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório