Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia. Delegação com cem elementos vai à Suíça discutir a reconstrução

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Schmygal, chefiará na próxima semana uma delegação de uma centena de pessoas, na Suíça, para uma reunião internacional sobre a reconstrução da Ucrânia.

Ucrânia. Delegação com cem elementos vai à Suíça discutir a reconstrução
Notícias ao Minuto

21:12 - 30/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A "delegação de muito alto nível", segundo o embaixador de Kiev na Suíça, Artem Rybchenko, será a maior a sair do país desde a invasão russa, em 24 de fevereiro.

Além do primeiro-ministro, seis ministros, deputados e representantes regionais viajarão para a Conferência de Lugano, nos dias 4 e 5 de julho.

A esta delegação juntar-se-ão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro checo, Petr Fiala, país na presidência da União Europeia durante os próximos seis meses, e o seu homólogo Mateusz Morawiecki, da Polónia, que acolhe o maior número de refugiados ucranianos.

A conferência tinha sido planeada muito antes de a Rússia invadir o país e destinava-se inicialmente a discutir reformas na Ucrânia, antes de a discussão ser reorientada para a reconstrução do país.

Não será uma conferência de doadores onde os participantes já anunciarão contribuições, mas sim para definir os princípios e prioridades de um processo de reconstrução.

A participação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai ser feita remotamente.

No total, estarão representados em Lugano delegações de 38 países e 14 organizações internacionais, assim como centenas de representantes do setor privado.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, tendo a ofensiva sido condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Presidente indonésio diz ter entregado a Putin mensagem de Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório