Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Etiópia prende dois jornalistas, um deles depois de o libertar

Dois jornalistas etíopes do canal Ethio-Forum, transmitido no YouTube, foram presos, um apenas alguns dias depois de ser libertado após 27 dias de detenção, disse um parente.

Etiópia prende dois jornalistas, um deles depois de o libertar
Notícias ao Minuto

20:45 - 30/06/22 por Lusa

Mundo Etiópia

De acordo com o relato de um parente, Yaysewe Shimelis, o fundador do Ethio-Forum, foi preso em sua casa por volta das 07:00 de segunda-feira por membros das forças de segurança vestidos com roupas civis, e "o seu paradeiro actual é desconhecido".

Yaysewe já tinha sido preso em 26 de maio e passou 27 dias de detenção antes de ser libertado, acrescentou o familiar, sob condição de anonimato, à agência France-Presse.

"Da mesma maneira, Abebe Bayu, antigo jornalista de televisão e apresentador do Ethio-Forum, foi levado de sua casa por membros das forças de segurança com roupas civis ontem [quarta-feira] por volta das 22:00 e o seu paradeiro atual também é desconhecido", explicou.

O representante para a África subsaariana do Comité de Proteção dos Jornalistas (CPJ), Muthoki Mumo, afirmou que "a detenção de Yaysewe Shimelis é profundamente preocupante, dado o histórico das autoridades etíopes, que o mantiveram preso durante várias semanas sem culpa formada".

O CPJ recorda que Yaysewe "foi detido pelo menos três outras vezes desde 2020", e apela às autoridades etíopes para que "revelem imediatamente o seu paradeiro" e divulguem a acusação, ou então o libertem.

"Também deveriam deixar de utilizar o sistema judicial como instrumento para punir jornalistas cujo trabalho não se alinha com a narrativa do governo", disse ainda esta organização não-governamental (ONG) que defende a liberdade de imprensa.

Leia Também: Etiópia diz que rebeldes mataram pelo menos 338 pessoas em Oromia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório