Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Putin. "Nós não impedimos a exportação de cereais ucranianos"

"Os militares ucranianos minaram as proximidades dos seus portos, ninguém os impede de limpar essas minas e garantimos a segurança do transporte de cereais de lá", justifica o governante.

Putin. "Nós não impedimos a exportação de cereais ucranianos"
Notícias ao Minuto

18:45 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Vladimir Putin negou, esta quinta-feira, que Moscovo esteja a bloquear as exportações de cereais ucranianos e repetiu a afirmação da Rússia de que as sanções ocidentais são as culpadas pelos problemas no mercado global de alimentos.

Em conferência de imprensa ao lado do presidente da Indonésia Joko Widodo, o líder russo disse: "Nós não impedimos a exportação de cereais ucranianos". "Os militares ucranianos minaram as proximidades dos seus portos, ninguém os impede de limpar essas minas e garantimos a segurança do transporte de cereais de lá", acrescentou.

O Presidente minimizou ainda o impacto da Ucrânia no mercado global, salientando que havia apenas cinco milhões de toneladas de trigo atualmente presas no país.

"Esta é uma quantidade que não afeta de forma alguma os mercados mundiais", disse, alegando que representa apenas 0,5% da produção global de cereais.

Ao contrário do governo russo, as Nações Unidas estimaram no início de maio que 22 milhões de toneladas de cereais estavam presos na Ucrânia e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou no dia 6 de junho que este número poderia aumentar para 75 milhões de toneladas até ao outono deste ano.

Leia Também: Stoltenberg responsabiliza Putin pela crise alimentar global

Recomendados para si

;
Campo obrigatório