Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 27º

Xi Jinping em Hong Kong na 1.ª saída da China continental em 2 anos

O Presidente chinês, Xi Jinping, chegou hoje a Hong Kong, na sua primeira viagem para fora da China continental desde o início da pandemia, por ocasião do 25º aniversário do retorno da ex-colónia britânica à soberania chinesa.

Xi Jinping em Hong Kong na 1.ª saída da China continental em 2 anos

O líder chinês vai estar presente, na sexta-feira, na tomada de posse do novo chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee.

À chegada, Xi disse, num breve discurso, que "nos últimos anos, Hong Kong passou por vários desafios severos, um após o outro", e que os "superou", referindo-se aos protestos pró-democracia que abalaram o território, em 2019.

A China desarmou os protestos com uma controversa lei de segurança nacional, que resultou na detenção ou exílio de dissidentes.

"Depois do vento e da chuva, Hong Kong ressuscitou das cinzas e mostrou forte vitalidade", acrescentou Xi.

Os principais grupos de dissidentes de Hong Kong já anunciaram que não se vão mobilizar, pois muitos dos seus membros estão sob vigilância.

Um dos ativistas, Avery Ng Man-yuen, da Liga dos Social-Democratas, escreveu hoje nas redes sociais: "Sinto muito. Neste momento, estou preso".

"A última vez que vim a Hong Kong foi há cinco anos, e tenho prestado atenção e pensado em Hong Kong", disse ainda Xi.

Antes de se encontrar com empresários de Hong Kong, Xi afirmou que enquanto se defender "inabalavelmente" o princípio 'um país, dois sistemas', que governa a cidade semiautónoma, o "futuro será mais brilhante".

Também argumentou que Hong Kong fará "novas e maiores contribuições para o rejuvenescimento da nação chinesa".

Em 1997, a China assumiu o controlo de Hong Kong sob o princípio 'um país, dois sistemas', que permitiria manter os sistemas económico, político e judicial da cidade, distintos do sistema político que vigora na China continental, durante um período de 50 anos.

Mas a polémica lei de segurança nacional e outras medidas relativas ao executivo de Hong Kong aproximam o sistema judicial e o político do território aos existentes na China continental.

Leia Também: Medidas Covid ameaçam posição da China nas cadeias de fornecimento

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório