Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Envenenamento? Filhas de José Eduardo dos Santos pedem testes para o pai

Em causa estão as circunstâncias que levaram ao internamento do antigo presidente angolano.

Envenenamento? Filhas de José Eduardo dos Santos pedem testes para o pai
Notícias ao Minuto

11:13 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Barcelona

Depois de ter sido noticiado que 'Tchizé' dos Santos contratou uma advogada espanhola para impedir que se desliguem as máquinas que servem de suporte de vida a José Eduardo dos Santos, a SIC Notícias avança agora que as filhas do antigo presidente angolano pediram testes para despistarem possível envenenamento. 

Em causa, estão suspeitas sobre as circunstâncias que levaram ao internamento do pai. De acordo com a estação de Paço de Arcos, as filhas de José Eduardo dos Santos exigem uma investigação ao acidente.

As filhas recusam que as máquinas sejam desligadas, por entenderem que esse procedimento, e o coma induzido, "pode ser provocado por um possível delito".

Fonte próxima da família confirmou à agência Lusa que Tchizé dos Santos terá como objetivo "travar Ana Paula dos Santos", mulher do antigo Presidente angolano, de quem tem três filhos.

A ex-primeira dama, que se reaproximou recentemente de José Eduardo dos Santos após alguns anos de afastamento, entrou em rota de colisão com os filhos mais velhos, nomeadamente Tchizé dos Santos, que já disse publicamente que Ana Paula dos Santos "abandonou o marido" e tem contribuído para acelerar a morte do pai.

José Eduardo dos Santos, 79 anos, é pai de oito filhos com cinco mulheres e esteve à frente dos destinos de Angola durante 38 anos.

O antigo presidente, recorde-se, encontra-se há alguns dias nos cuidados intensivos, no Centro Médico Teknon, em Barcelona, Espanha, em coma induzido.

O ex-presidente tem problemas de saúde há vários anos e tem sido acompanhado em Barcelona desde 2006.

Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos Presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.

Leia Também: José Eduardo dos Santos. Contratada advogada para não desligarem máquinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório