Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Segundo terramoto em menos de uma semana sentido na Carolina do Sul

A região norte-americana tem registado uma sequência de sismos mais frequente que o comum.

Segundo terramoto em menos de uma semana sentido na Carolina do Sul
Notícias ao Minuto

23:54 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Terramoto

Um sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter foi registado, esta quarta-feira à tarde, na cidade de Elgin, no estado norte-americano da Carolina do Sul.

No site do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), é dito que o terramoto foi sentido por mais de 3 mil pessoas, mas dado ser um tremor superficial, a área de impacto pode ter sido maior.

A notícia surge depois de, no domingo, um terramoto semelhante, de 3.4 na escala de Richter, ter sido registado a cerca de 10 quilómetros de Elgin.

Segundo a ABC News, a região da Carolina do Sul tem sido afetada por vários sismos ao longo do ano. Em maio, outro sismo, de 3.3 na escala de Richter, foi sentido em vários estados da região, mas o epicentro era próximo do mesmo estado norte-americano.

O registo de tremores de terra é comum na Carolina do Sul - que, explica a ABC, sente entre 10 a 15 terramotos por ano, enquanto que na costa leste dos Estados Unidos, especialmente na Califórnia (que fica perto do 'anel de fogo', a região do Pacífico onde existe uma elevadíssima atividade vulcânica e sísmica).

Mas, segundo o USGS, no seu site, enquanto "os terramotos não são incomuns nas proximidades da Carolina do Sul, é pouco usual haver uma sequência de 40 terramotos num intervalo tão curto de tempo".

Leia Também: Número de mortos do terramoto no Afeganistão sobe para 1.150

Recomendados para si

;
Campo obrigatório