Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

NATO. Kyiv saúda "posição lúcida" da Aliança sobre a Rússia

A Ucrânia saudou hoje a "posição lúcida" da NATO sobre a Rússia, designada de "ameaça direta" pela Aliança, e as suas "decisões essenciais" sobre o apoio a Kyiv e o início do processo de adesão da Finlândia e Suécia.

NATO. Kyiv saúda "posição lúcida" da Aliança sobre a Rússia
Notícias ao Minuto

16:46 - 29/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Hoje em Madrid a NATO provou que pode tomar decisões difíceis mas essenciais", congratulou-se o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, na rede social Twitter.

Na mesma mensagem, Kuleba frisou a "posição lúcida" da organização sobre a Rússia e a sua "posição forte" sobre a Ucrânia, que "contribuirá para proteger a segurança e a estabilidade euro-atlânticas".

A reunião, que decorre entre hoje e quinta-feira no Parque das Exposições, em Madrid, junta 44 chefes de Estado e de Governo -- 30 deles membros da Aliança Atlântica, incluindo Portugal --, no maior número de delegações até agora registado numa cimeira da NATO, organização fundada em 1949.

Esta reunião na capital espanhola tem sido designada como "transformadora", "crucial" ou "histórica" pelos dirigentes dos Estados-membros e da própria aliança militar, na sequência da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Leia Também: Europa tem de ser "mais forte"para enfrentar desafios atuais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório