Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Economia norte-americana está "em boa forma", diz Powell

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, disse hoje que a economia dos Estados Unidos está "em boa forma", assinalando que o objetivo da subida dos juros é desacelerar o crescimento para que a oferta possa recuperar.

Economia norte-americana está "em boa forma", diz Powell
Notícias ao Minuto

16:00 - 29/06/22 por Lusa

Mundo Jerome Powell

"A economia dos Estados Unidos está em boa forma", disse hoje Powell num painel com a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, e o diretor-geral do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), Agustín Carstens, no Fórum BCE, em Sintra.

O responsável da Fed assinalou que o banco central está a aumentar as taxas de juros com o objetivo de "desacelerar o crescimento para que a oferta tenha a hipótese de recuperar".

"Esperamos que o crescimento ainda possa continuar positivo", frisou.

Para Powell, a economia norte-americana "está bem posicionada" para acomodar a política monetária que está a ser implementada, destacando que o mercado laboral "é muito forte" e "as famílias estão numa situação financeira muito forte".

"A oferta e a procura estão desequilibradas em muitas partes da economia dos EUA, sendo o mercado de trabalho um grande exemplo disso. Precisamos equilibrá-los melhor para que a inflação possa cair. E esse é o objetivo", disse.

O BCE voltou a realizar em Sintra, no distrito de Lisboa, o seu fórum anual, este ano dedicado aos desafios para a política monetária num mundo em rápida mudança.

Após dois anos realizada por meios telemáticos devido à pandemia, a 'cimeira' de três dias regressou esta segunda-feira a Sintra de forma presencial, conforme anos anteriores, terminando hoje.

O tema deste ano foi alterado para refletir os recentes desenvolvimentos globais e a 'cimeira' está a debater os desafios que a economia da zona euro enfrenta atualmente.

[Notícia atualizada às 17h06]

Leia Também: Wall Street acaba em alta com investidores esperançados em recessão curta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório