Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

14 mortos. Acidente com canoa com mais de 100 migrantes junto ao Senegal

Pelo menos 14 pessoas morreram quando uma canoa com mais de 100 pessoas que viajavam com a intenção de chegar às Ilhas Canárias (Espanha) irregularmente se virou, segunda-feira, ao largo da costa do Senegal, segundo a imprensa local.

14 mortos. Acidente com canoa com mais de 100 migrantes junto ao Senegal
Notícias ao Minuto

15:47 - 29/06/22 por Lusa

Mundo Migrantes

O acidente ocorreu perto de Kafountine, uma cidade costeira no departamento de Bignona, na região sul de Ziguinchor, e, segundo o governador de Ziguinchor, Guédj Diouf, a embarcação virou-se devido a um incêndio, que alegadamente começou por alguém que fumava dentro do barco.

"Há frequentemente combustível nestes barcos", disse, observando que uma pessoa foi "gravemente ferida por queimaduras" e internada no hospital regional em Ziguinchor.

Diouf salientou também que foi aberta uma investigação para encontrar os responsáveis pela partida do barco e que as operações de busca continuam à procura de mais corpos ou sobreviventes.

O Senegal é um dos países prioritários para prevenir a migração irregular para a Europa, através da rota atlântica, que foi reativada nos últimos meses de 2020, com centenas de jovens a regressarem às canoas devido ao encerramento das fronteiras terrestres por causa da covid-19 e a dificuldades económicas agravadas pela pandemia.

Em 2006, durante a chamada "crise do cayuco", termo latino-americano para as canoas, mais de 32.000 pessoas chegaram às Ilhas Canárias em barcos de pesca tradicionais, principalmente do Senegal, Mauritânia e Marrocos.

Leia Também: Migrantes estavam cobertos de especiarias para disfarçar odor em camião

Recomendados para si

;
Campo obrigatório