Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia. Maioria das infraestruturas atacadas pela Rússia, diz ministro

O ministro das Infraestruturas da Ucrânia indicou hoje, em Lyon, que a maioria das pontes, estradas, portos e aeroportos do país foram atacados pela Rússia, ressalvando que a Ucrânia está a tentar manter a conectividade.

Ucrânia. Maioria das infraestruturas atacadas pela Rússia, diz ministro
Notícias ao Minuto

11:33 - 29/06/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Cerca de metade das pontes rodoviárias foram atacadas. A maioria dos aeroportos já foram atacados várias vezes e o mesmo acontece nos portos. A situação é muito complicada", afirmou Oleksandr Kubrakov, que falava no seminário 'Conecting Europe Days', que decorre em Lyon, França.

No entanto, o governante assegurou que a Ucrânia está a tentar manter a conectividade nos transportes, o que defendeu ser fundamental para reconstruir as empresas e, consequentemente, a economia do país.

Kubrakov notou que a reconstrução de todas as infraestruturas implica um investimento "muito elevado", que o país "não consegue suportar sozinho".

Já no que se refere às exportações, o ministro das Infraestruturas da Ucrânia apontou que este é já "um problema mundial", mas disse que o país está "a fazer o seu melhor" para manter ou aumentar o nível em que estas estavam antes da guerra.

"Sabemos que são precisas decisões e soluções muito rápidas", vincou.

O seminário 'Conecting Europe Days', organizado pela Comissão Europeia, em cooperação com a presidência francesa do Conselho da União Europeia, decorre em Lyon, França, até quinta-feira.

Neste evento, onde são esperados mais de 3.000 participantes de toda a Europa, serão abordados temas como a ecologia e a eficiência nos transportes, mobilidade alternativa e transporte automatizado.

A invasão da Ucrânia pela Rússia e o respetivo impacto nos transportes será outro dos temas em cima da mesa.

Entre os oradores do seminário encontram-se comissários e outros representantes de alto nível da Comissão Europeia, ministros, deputados do Parlamento Europeu e francês, bem como representantes da indústria.

No âmbito dos 'Conecting Europe Days', que decorrem no Aeroporto de Saint-Exupéry e no Centro de Congressos de Lyon, são também apresentadas exposições, que incluem projetos financiados pela União Europeia.

Leia Também: Bruxelas aplaude estatuto de candidato da Ucrânia e Moldova à UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório