Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Acampar". Enfermeiras no TikTok ajudam impedidas de abortar nos EUA

Até ao momento, já nove estados norte-americanos proibiram a interrupção voluntária da gravidez na maioria das circunstâncias.

"Acampar". Enfermeiras no TikTok ajudam impedidas de abortar nos EUA
Notícias ao Minuto

11:17 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Aborto nos EUA

"Ir acampar". É esta a metáfora que está a ser usada no TikTok - de modo a não se comprometerem legalmente - para oferecer ajuda a mulheres que, devido à reversão da Roe vs. Wade, se veem agora impedidas de abortar em diversos estados norte-americanos. 

Na rede social, mulheres - na sua maioria enfermeiras -, que residem em estados democratas (onde a interrupção voluntária da gravidez é legal) estão a oferecer ajuda e as suas casas para as pessoas que necessitarem de se dirigir àquela zona para abortar - ou 'ir acampar' - tenham apoio e não tantos custos.

"Acampar é legal na Flórida. Se precisas de um sítio para recuperar ou de apoio enquanto acampas, estou aqui para ajudar", é referido numa das centenas de vídeos semelhantes publicados no TikTok. 

Outro dos modos de auxiliar as mulheres que viram o aborto ser proibido no seu estado de residência foi, por exemplo, a criação de páginas de angariação de fundos. 

@beachgem10 We are here to support all of your camping needs #women #camping #wegodowntogether #healthcare #womensrights #florida What would you do - Bitch

De recordar que a rede social Instagram está a esconder publicações que mencionam o aborto, e a exigir, em alguns casos, a confirmação pelos utilizadores de que são adultos antes de permitir a visualização.

A maioria conservadora do Supremo Tribunal dos EUA decidiu revogar os precedentes de proteção do direito ao aborto, estabelecidos pelo próprio tribunal, deixando a decisão nas mãos de cada estado norte-americano.

Até ao momento, já nove estados proibiram a interrupção voluntária da gravidez na maioria das circunstâncias.

Leia Também: Tribunal do Tennessee proíbe aborto a partir das seis semanas de gravidez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório