Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polónia apoia revisão da doutrina da NATO sobre a Rússia

O Presidente polaco, Andrzej Duda, apoiou hoje a mudança estratégica na NATO para que a Rússia seja considerada como um país "não fiável".

Polónia apoia revisão da doutrina da NATO sobre a Rússia
Notícias ao Minuto

10:21 - 29/06/22 por Lusa

Mundo NATO

Ao chegar à cimeira da NATO em Madrid, Duda disse que a mudança no conceito estratégico da Aliança Atlântica era "há muito esperada", mas tornou-se mais urgente na sequência da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

"A Rússia ameaça abertamente os Estados Bálticos, e já há algum tempo que ouvimos ameaças contra a Polónia", disse.

"Isto é algo que eu gostaria de ver refletido nas disposições desta cimeira", afirmou.

Os líderes da NATO vão aprovar em Madrid um novo conceito estratégico que o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, disse que vai refletir o contexto atual, que descreveu como "um mundo mais perigoso e competitivo".

O conceito estratégico ainda em vigor, aprovado em 2010, em Lisboa, definiu uma aproximação à Rússia, que foi então considerada um parceiro estratégico da Aliança Atlântica.

Duda disse ainda que, para a NATO, "não se trata apenas do flanco oriental [europeu], mas também de outras partes do mundo".

"Temos uma visão de 360 graus e também debateremos o problema das relações com a China e a possível crise alimentar causada pela Rússia", disse.

Para o líder polaco, os aliados vão demonstrar na cimeira de Madrid as "duas grandes premissas básicas" da unidade e da solidariedade.

Tais premissas constituirão "a principal vitória da Aliança face à agressão da Rússia contra a Ucrânia", acrescentou.

Leia Também: Andrzej Duda critica Macron e Scholz. "Alguém falou assim com Hitler?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório