Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Kherson prepara referendo sobre integração na Rússia

A administração civil-militar imposta por Moscovo na região de Kherson, na Ucrânia, afirmou ter começado os preparativos para um referendo sobre a adesão à Rússia.

Kherson prepara referendo sobre integração na Rússia

As autoridades em Kherson dizem ter começado os preparativos para um referendo sobre a integração na Rússia, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS.

A cidade de Kherson foi capturada pelas forças russas em março e agora é administrada por autoridades russas.

É altamente improvável que qualquer referendo seja reconhecido pela Ucrânia ou pela comunidade internacional.

Segundo conta o site Pravda, tem sido complicado fixar as pessoas nessas regiões ucranianas, que estão agora controladas pela Rússia, assim como tem havido alguma resistência por parte da população. Os funcionários russos que trabalham nas administrações locais têm vindo a ser substituídos mensalmente.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e essa ofensiva militar já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: República Checa assume presidência da UE focada na recuperação pós-guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório