Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Líbia: Líderes de governos rivais reúnem-se em Genebra para negociar

Os líderes dos dois governos rivais da Líbia tentam chegar a acordos políticos que permitam realizar as eleições presidenciais, adiadas em 2021, em dois dias de reuniões promovidas pelas Nações Unidas (ONU), em Genebra (Suíça).

Líbia: Líderes de governos rivais reúnem-se em Genebra para negociar
Notícias ao Minuto

23:07 - 28/06/22 por Lusa

Mundo Líbia

O líder do Governo de Trípoli, Abdel Hamid Dbeibeh, e o nomeado chefe do Governo pela Câmara dos Representantes, sediada na cidade oriental de Tobruk, Fathi Bashaga, chegaram hoje à Suíça convocados pela mediadora da ONU, Stephanie Williams.

Abdel Hamid Dbeibeh está à frente do Executivo (Governo de Unidade Nacional) que foi formado a partir de acordos políticos apoiados pela ONU, mas que deve dar lugar a um governo democraticamente eleito.

Ambos os dirigentes reivindicam o poder.

No discurso de boas-vindas, Stephanie Williams disse que, ao aceitarem o convite para se reunir, os políticos demonstraram responsabilidade.

O objetivo é "acabar com o ciclo interminável de transições e períodos interinos", assinalou a mediadora.

Entre as questões de Abdel Hamid Dbeibeh e Fathi Bashaga devem acordar estão os prazos, modalidades e garantias para que as eleições sejam realizadas o mais rápido possível.

As divergências entre os dois levaram ao adiamento das eleições, que estavam previstas para 24 de dezembro de 2021.

A ONU e os países que apoiam esse processo político estão a tentar levá-lo adiante temendo que um fracasso declarado dê lugar a hostilidades novamente, já que o país vive num frágil cessar-fogo desde outubro de 2020.

Leia Também: Pelo menos 16 chefes de Estado intervêm na conferência da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório