Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Na diplomacia gastronómica da NATO, a vitória foi da salada russa

O prato levantou algumas questões na cimeira de Madrid, mas esgotou passadas poucas horas.

Na diplomacia gastronómica da NATO, a vitória foi da salada russa
Notícias ao Minuto

22:38 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

Diplomatas, jornalistas e governantes foram surpreendidos esta terça-feira no recinto da cimeira da NATO, em Madrid, quando viram que uma das entradas disponibilizadas no menu era, nada mais nada menos, que uma salada russa.

Noutra ocasião, a entrada não saltaria à vista. Mas o 'incidente' deu-se numa cimeira em que os países da aliança transtlântica discutem passar a categorizar a Rússia como uma ameaça à integridade do organismo - e um país que, devido à invasão na Ucrânia, também tem ameaçado cada vez mais as fronteiras da NATO.

Segundo a agência Reuters, a salada - composta por ervilhas, batata, cenoura e maionese (pelo menos nesta versão) - foi acolhida com alguma perplexidade.

"Salada russa numa cimeira da NATO? Estou um pouco surpreendido pela escolha de prato", disse um jornalista espanhol ao La Sexta, citado pela Reuters.

Ao mesmo tempo, o conceituado chef espanhol Jose Andres, que coordenou a refeição, serviu uma tapa clássica de tomate mas deu-lhe o nome de 'salada ucraniana', uma opção que o chef já tinha promovido nos seus restaurantes.

Apesar de não se saber quão bem recebida foi esta versão, a verdade é que a salada russa esgotou em poucas horas.

A cimeira da NATO começou hoje e, depois de muita especulação e negociações, a Turquia vai mesmo retirar o seu veto às adesões da Suécia e da Finlândia, países que pediram para aderir à aliança depois da invasão russa na Ucrânia e das ameaças de Moscovo no Báltico.

Leia Também: NATO: Suécia congratula-se com "bom acordo" com Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório