Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Agência russa envia coordenadas de Defesas "inimigas". "Só para o caso"

Partilha acontece no mesmo dia em que a NATO se reúne em Madrid. "Vão declarar a Rússia como o seu pior inimigo", escreve o representante da Roscosmos.

Agência russa envia coordenadas de Defesas "inimigas". "Só para o caso"

A agência espacial russa publicou, esta terça-feira, as coordenadas de alguns edifícios de instituições dos departamentos de Defesa de alguns dos países aliados da Ucrânia - que, consequentemente, têm vindo a criticar as ações do Kremlin.

À agência Ria, o diretor da Roscosmos sublinhou que outras empresas já tinham intervindo neste conflito - como é o caso da Maxar, que publicava os avanços das tropas russas na Ucrânia - e ainda antes da invasão - a partir das imagens de satélite. O departamento de Defesa dos Estados Unidos é um dos clientes da gigante tecnológica.

"O conglomerado  de grupos de tecnologia espacial privados e estatais está agora a trabalhar exclusivamente para o nosso inimigo", afirmou Dmitry Rogozin, referindo-se à Ucrânia.

"Hoje, a cimeira da NATO começa em Madrid, onde os países ocidentais vão declarar a Rússia como o seu pior inimigo", defendeu o responsável numa mensagem do Telegram, acompanhada de fotografias dos locais acima referidos, entre os quais está o espaço onde decorre o encontro.

"Roscosmos publica as fotografias de satélite do local do encontro e também dos 'centros decisores' que apoiam os nacionalistas ucranianas", continuou.

"Ao mesmo tempo, estamos a partilhar as coordenadas objetos", continua Rogozin acrescentando: "Só para o caso".

Para além das coordenadas e imagens de satélite da Casa Branca e do Pentágono, em Washington, e do local onde se realiza a cimeira da NATO, a empresa russa partilha ainda as indicações dos edifícios governamentais britânicos, em Londres, do Palácio do Reichstag (parlamento alemão) e da Chancelaria Federal, em Berlim, a sede da NATO, em Bruxelas e também do Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente francês, em Paris.

De relembrar que as coordenadas dos locais são de acesso livre.

Leia Também: Gomes Cravinho: Cimeira de Madrid vai demonstrar "unidade e determinação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório