Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Milhares de pessoas LGBTQ+ reúnem-se em Oslo dias após ataque

O encontro ocorreu dias após um ataque num bar gay ter matado duas pessoas e ferido outras 21.

Notícias ao Minuto

16:42 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Noruega

Milhares de pessoas reuniram-se, na segunda-feira, numa marcha LGBTQ+ em frente à Câmara Municipal de Oslo, na Noruega. O encontro ocorreu dias após um ataque num bar gay ter matado duas pessoas e ferido outras 21.

O autor do ataque foi ontem formalmente identificado pela justiça norueguesa como Zaniar Matapour, um cidadão norueguês de origem iraniana. Presente a tribunal, o homem de 43 anos foi colocado em prisão provisória por quatro semanas.

O tiroteio ocorreu pelas 1h de sábado [23h de sexta-feira, em Lisboa] nas imediações de um pub, onde morreram duas pessoas, e depois à porta de um club gay adjacente, horas antes da marcha do Orgulho LBGT.

No próprio dia, soube-se que o suspeito, formalmente identificado hoje pela justiça norueguesa, era de origem iraniana e já estava referenciado pela polícia devido a delitos menores, como a posse de uma faca e condenação por posse de droga. O caso foi considerado pelos serviços de informação noruegueses (PST) como um ato de “terrorismo islâmico extremista”

Leia Também: Polícia norueguesa pede que sejam adiados eventos LGBTI+ após ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório