Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Sobe para 50 número de migrantes mortos no Texas

Um primeiro balanço dava conta da morte de 46 pessoas dentro de um atrelado de um camião no sudoeste de San Antonio.

Sobe para 50 número de migrantes mortos no Texas
Notícias ao Minuto

16:57 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Subiu para 50 o número de mortos associados ao incidente de tráfico de seres humanos no estado norte-americano do Texas, conforme informou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, esta terça-feira.

Um primeiro balanço dava conta da morte de 46 pessoas, encontradas na segunda-feira dentro de um atrelado de um camião no sudoeste de San Antonio.

“Quero dar as minhas condolências às famílias por esta catástrofe”, confessou o chefe de Estado, citado pela agência Reuters.

Cerca de 22 mexicanos, sete guatemalenses e dois hondurenhos foram identificados entre as vítimas mortais, desconhecendo-se ainda a nacionalidade das restantes 19 pessoas, de acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Marcelo Ebrard.

O governador da região, Greg Abbott, foi um dos oficiais dos Estados Unidos a lamentar o caso, que apontou ser responsabilidade do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, devido às suas políticas de imigração.

“Estas mortes são culpa de Biden. São o resultado das suas políticas mortíferas de fronteiras abertas. Mostram as consequências mortíferas da sua recusa em aplicar a lei”, lançou o responsável, na rede social Twitter.

Por sua vez, o secretário da Segurança Interna nomeado pelo presidente norte-americano, Alejandro Mayorkas, adiantou que foi lançada uma investigação, acusando os traficantes de serem “indivíduos insensíveis que não respeitam as pessoas vulneráveis que exploram e colocam em risco para obter lucro”.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros das Honduras revelou que os seus consulados em Houston e Dallas também investigarão o incidente, avançou a Reuters.

Recorde-se que a polícia encontrou o camião numa estrada remota, perto da base aérea de Lackland, num dia em que as temperaturas atingiram os 40º Celsius.

Além das vítimas mortais, outras 16 pessoas, - 12 adultos e quatro crianças -, receberam assistência médica devido ao calor e à desidratação, conforme informou o chefe da corporação dos bombeiros, Charles Hood.

As autoridades acreditam que o condutor do camião terá abandonado o veículo com todos os passageiros no interior, poucos minutos antes da polícia chegar ao local.

Três pessoas terão sido detidas, ainda que seja desconhecido o seu envolvimento no caso.

Esta poderá ser a travessia ilegal de migrantes do México para os Estados Unidos com o maior número de vítimas mortais das últimas décadas, segundo apontou agência de notícias Associated Press.

Leia Também: Morte de 46 pessoas no Texas é "culpa de Biden", acusa governador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório