Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Pelo menos oito mortos em ataque durante um batizado no Burkina Faso

Pelo menos oito pessoas morreram na segunda-feira num ataque perpetrado por pistoleiros não identificados, durante um batizado, na cidade de Sandiaba, no norte do Burkina Faso, segundo a imprensa local.

Pelo menos oito mortos em ataque durante um batizado no Burkina Faso
Notícias ao Minuto

15:28 - 28/06/22 por Lusa

Mundo Ataque

Testemunhas citadas pela agência noticiosa estatal do Burkina Faso, AIB, disseram que os assaltantes invadiram Sandiaba e atacaram vários membros de uma família que participava num batizado antes de fugirem.

A cidade situa-se na província de Koulpéologo, uma das mais afetadas pela deterioração da situação de segurança devido a um recrudescimento das atividades dos grupos extremistas islâmicos.

A cidade de Sebba, na província de Yagha, no norte do país, está bloqueada há quatro dias por um grupo armado que ameaçou a população para que não saia das suas casas, sem que as autoridades se tenham pronunciado até ao momento.

O Burkina Faso, liderado por uma junta militar desde o golpe de Estado de janeiro deste ano, tem experimentado um aumento significativo da insegurança desde 2015, levando a uma onda de deslocados internos e refugiados para outros países da região.

Os ataques, tanto por parte da Al-Qaida como das filiais do grupo extremista Estado Islâmico na região, também contribuíram para um aumento da violência intercomunitária e conduziram a um florescimento de grupos de autodefesa, a que o Governo do Burkina Faso somou "voluntários" para ajudar na luta contra o terrorismo.

Leia Também: Cimeira "transformadora" perante "mundo mais perigoso e imprevisível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório