Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Guerra entre o Reino Unido e Rússia? "Acho que não chegará a esse ponto"

Em causa está o facto de o chefe do exército britânico ter afirmado que os soldados devem estar “prontos para lutar e vencer” Putin a qualquer altura.

Guerra entre o Reino Unido e Rússia? "Acho que não chegará a esse ponto"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considerou esta terça-feira que não acredita que o Reino Unido possa entrar em guerra com a Rússia.

“Acho que não chegará a esse ponto e é evidente que estamos a trabalhar arduamente para garantir que confinamos isto à Ucrânia”, disse aos jornalistas quando questionado se se estava a preparar para uma guerra, na cimeira do G7, que decorre na Alemanha.

No entanto, sublinhando que o conflito se trata de “uma invasão de um país soberano independente” e não de algo relacionado com a aliança transatlântica NATO, como defende o presidente russo, Vladimir Putin, Boris Johnson considerou ser importante aumentar os gastos com a defesa para fazer face às ameaças russas.

“Putin e o Kremlin vão tentar alargar o conflito, e dizer que isto é algo entre a NATO e a Rússia. Não é de todo isso. Trata-se aqui de uma invasão de um país independente e soberano. Trata-se do Ocidente e todos os amigos da Ucrânia lhes darem o apoio de que necessitam para se protegerem”, afirmou. 

Em causa está o facto de o general Patrick Anders, chefe do exército britânico, ter afirmado, esta terça-feira, que os soldados devem estar “prontos para lutar e vencer” Putin a qualquer altura.

“Este é o nosso momento de 1937. Não estamos em guerra, mas devemos agir rapidamente para não sermos arrastados para uma, por uma falha em conter a expansão territorial”, afirmou num discurso.

Assinala-se, esta terça-feira, o 125.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a 4.662 civis e deixou 5.803 feridos.

Leia Também: AO MINUTO: G7 aumenta pressão sobre Rússia; NATO quer mais equipamento

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório